Pronta para o Reveillon – Beleza



Estou me olhando no espelho e decidida a ficar bonita pro reveillon. Tenho muitas limitações, pois com a gravidez, não posso fazer uso de diversos produtos e tratamentos, mas o que posso, vou usar. Quero começar 2008 com auto-estima inflada. E não a baixo astral que resista a uma geral no visual, não é mesmo? Então vamos lá!

Para os Cabelos

Ressecou?

O sol, o atrito com o vento e com a areia e a ação das substâncias químicas da piscina abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula), deixando o interior fragilizado e predisposto a alterações como ressecamento, quebra e perda de elasticidade. Esses agressores também levam embora partículas microscópicas de queratina, a proteína que forma o cabelo, causando buracos invisíveis a olho nu que o tornam áspero. O problema se agrava com o uso freqüente de secador ou chapinha, pois o calor retira boa parte da água dos fios, ressecando-os ainda mais.

Os xampus e condicionadores precisam de ativos hidratantes (como pantenol, aloe vera, extratos vegetais, ceramidas e lipídeos), mas também devem ser enriquecidos com queratina, aminoácidos ou proteína (do leite ou do trigo, por exemplo). Essas substâncias conseguem se fixar no fio, reconstituindo-o. Uma ou duas vezes por semana, vale a pena fazer uma máscara reconstrutora. Para completar, leave-in com filtro solar diariamente é indispensável para reverter ou prevenir estragos.

A cauterização é a nova coqueluche. O método usa o calor da chapinha de cerâmica para aumentar a penetração de ativos como queratina e proteína, aplicados nos fios. “O cabelo fica novo”, promete a cabeleireira Guiomar Silva, do salão HBD Spa, no Rio de Janeiro (RJ). Cada sessão sai entre 150 e 200 reais, dependendo do tamanho dos fios. Em casos mais graves de ressecamento, a tesoura pode ser a única solução, já que os estragos são maiores nas pontas. Se você adora longos, reconsidere: os médios estão súper na moda. “O corte reto com repicado lateral e franja é um sucesso”, conta o cabeleireiro Gilberto Moraes, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro.

Falta brilho?

Cabelo opaco é resultado da ação dos raios de sol. “Eles degradam as ceramidas, substâncias que funcionam como um cimento, unindo as escamas que formam a cutícula, a parte externa do fio”, explica Anderson Utembergue, gerente de desenvolvimento de produtos para cabelo da Unilever. “A superfície desigual do fio impede que ela reflita a luz, que é o que dá brilho ao cabelo”, completa.

Xampus e condicionadores hidratantes formulados com lipídeos ou ceramidas melhoram a união das escamas, deixando a superfície do fio mais lisa e brilhante. Uma vez por semana, substitua o condicionador por uma máscara hidratante ou reconstrutora. “Ela age internamente no fio, tornando-o mais resistente a agressões”, diz o técnico Ricardo Batalini, da Wella. O truque de dar uma última enxaguada com água fria depois de lavar continua valendo, pois fecha a cutícula, tornando a superfície mais uniforme. Outra opção é aplicar uma vez por semana uma receita caseira de máscara de brilho.

Anote a sugestão da engenheira química Sonia Corazza: bata no liquidificador 1 copo de iogurte natu-ral integral e 1/2 manga-rosa grande. Acrescente 1 colher (café) de óleo de girassol. Aplique a mistura no cabelo, envolva os fios com uma toalha por 20 a 30 minutos. Lave bem.

Um tratamento de choque com cinco passos chamado Five Steps (custa de 80 a 90 reais) é a melhor pedida. “Uma aplicação já dá resultado, mas o efeito é melhor ainda após quatro sessões, uma por semana”, diz o cabeleireiro Edson Freitas, do salão Edson Freitas Haute Coiffeur, no Rio de Janeiro. O processo começa com a lavagem com xampu anti-resíduos, seguida da aplicação de um ativador de fibras capilares para facilitar a penetração dos próximos ativos. No terceiro passo, a queratina líquida é usada para preencher possíveis buracos no fio; há uma nova lavagem após três minutos. Para finalizar, aplica-se um selador da cutícula, um creme polidor para aumentar o brilho e um leave-in.

Fios desbotados?

Os raios ultravioleta do sol conseguem penetrar até o interior do fio, onde estão os pigmentos naturais ou artificiais (de tintura). Da mesma forma como eles alteram a cor da pele, também modificam a do cabelo — e o resultado pode ser um desastre: pontas desbotadas, castanhos queimados. O cloro da piscina é outro vilão da história, pois deixa os loiros, naturais ou não, esverdeados.

Para evitar que os raios UV estraguem os pigmentos, escolha produtos com filtro solar: xampu, condicionador e leave-in, que deverão ser usados constantemente, principalmente no período de verão. Fórmulas com vitaminas e com ceramidas também, pois restauram a cutícula dificultando a penetração da radiação. Se mesmo com esses cuidados a cor mudar, você pode aplicar um xampu tonalizante. Ele dá brilho e uniformiza a cor sem penetrar nos fios ou estragá-los, pois não contém amônia. Outra idéia, para quem tem cabelo tingido, é passar um condicionador colorido que mantém o brilho e a cor entre uma tintura e outra, como o Koleston Care Revitalizador da Cor, Wella, 10,50 reais (louro-dourado, castanho-dourado, castanho e vermelho) ou o Revivor Biotech, It&ly, 22 reais (castanho, vermelho-paixão, vermelho, loiro-areia e loiro-dourado).

Contra o desbotamento, o cabeleireiro Robson Trindade, do Jacques Janine, em São Paulo (SP), faz a aplicação de creme tonalizante preparado com hena, sem amônia ou corantes artificiais, o que evita o ressecamento. “Pode ser usado em cabelo natural ou tingido e funciona como uma maquiagem”, explica o especialista. Significa que o tratamento não substitui a tintura nem o retoque da raiz e não cobre os fios brancos, apenas devolve a cor. Preço: 100 reais, em média.

Arrepiou?

Fios rebeldes, que não ficam no lugar, podem ter várias causas: ressecamento excessivo; rompimento durante a escovação; comprimento (podem estar curtos, em fase de crescimento); excesso de eletricidade estática, provocada pela umidade do ar mais intensa no verão ou pelo atrito do cabelo com o vento.

Valem os mesmos cuidados sugeridos para fios ressecados: xampu e condicionador com ceramidas, pantenol, aloe vera e outros extratos vegetais, leave-in diariamente e uso semanal de máscaras de hidratação profunda. Cabelo rebelde precisa também de um reparador de pontas à base de silicone.

Boa pedida é uma sessão de power hidratação, com produtos só vendidos em cabeleireiros, caso do eficiente Aqua-óleo da Kérastase (de 70 a 100 reais). Em alguns casos (dependendo das condições do cabelo e do produto escolhido), pode-se usar também vapor para intensificar a penetração dos ativos.

Oleosidade?

As altas temperaturas estimulam a produção das glândulas sebáceas, especialmente junto ao couro cabeludo (mesmo que os fios estejam ressecados).

Parece óbvio, mas o principal cuidado é mesmo acertar no xampu e no condicionador: escolha versões para cabelo oleoso ou misto (se tiver fios longos ou ressecados). Não esfregue demais o couro cabeludo durante a lavagem, para não superativar as glândulas sebáceas, e aplique o condicionador somente nas pontas. Uma opção para emergências é lançar mão de um xampu seco, como o Dry Clean, Sebastian, 45 reais, que adere ao fio e absorve a gordura. A engenheira química Sonia Corazza ensina um truque caseiro para controlar a oleosidade: chá de alecrim. Ferva meio litro de água e despeje um punhado de alecrim. Espere esfriar e utilize-o na última água de enxágüe após lavar o cabelo.

O tratamento com argila é cada vez mais freqüente nos salões. “Ela absorve o excesso de óleo e de toxinas, é cicatrizante, adstringente e reguladora. Tudo isso sem agredir o fio”, diz a cabeleireira Giza de Camargo, do Haji Beauty Cabeleireiro, de São Paulo. O cabelo é lavado com xampu anti-resíduo. A seguir, aplica-se a argila. Geralmente, são necessárias quatro sessões, uma vez por semana (cerca de 70 reais cada uma).

Pede do Rosto

Limpe o rosto com sabonete de limpeza ou leite de limpeza.

Com a pele limpa e bem seca, aplique a máscara com um pincel macio em movimentos ascendentes em todo o rosto, evitando as pálpebras, o controno dos olhos e os lábios. Deixe agir o tempo recomendado e remova com água morna ou fria.

Finalize com um hidratante facial adequado ao seu tipo de pele visual descansado com soja rica em isoflavonas, a soja revigora a mais opaca e desvitalizada das peles. Já a aveia é rica em vitamina B. Esse grão tem propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento. Já o fubá é um excelente esfoliante que não agride a pele, pois suas partículas são esféricas e não se diluem na mistura.

• Misture 1 col. (sopa) de soja em pó ou em farelo miúdo,1 col. (sopa) de aveia, 1 col. (sopa) de fubá com 1 1/2 xíc. (chá) de água mineral.

• Deixe descansar por 5 minutos antes de aplicar na pele.

• Retire com água morna e sabonete neutro, depois de 15 minutos.

Grãos de soja mais vitalidade com chocolate - que tem ação tensora, revitalizante e nutritiva. Esta máscara é ideal para o inverno porque nutre a pele e tem alto poder de hidratação. É recomendada para peles danificadas. Não deve ser utilizada para as oleosas ou com acne.

• Derreta 1 col. (sopa) de chocolate amargo em banho-maria.

• Junte 1 col. (sopa) de argila rosa (encontrada em lojas de produtos naturais) e misture bem.

• Espere amornar e espalhe por todo o rosto (exceto área dos olhos e lábios).

• Deixe agir por 20 minutos.

• Lave o rosto com sabonete neutro e água.

Pele sem manchas com arroz

De efeito cicatrizante e clareador, o uso cosmético desse cereal é perfeito para peles jovens e sensíveis à ação do sol ou da luz artificial.

• Coloque 1 xíc. (chá) de arroz de molho em água suficiente para cobrir os grãos por cerca de 30 a 45 minutos (até que a água fique esbranquiçada).

• Coe com uma peneira e aplique a água no rosto (se possível, com um borrifador) deixando agir por cerca de 20 minutos.

• Enxágüe com água morna e repita a operação. rosto lisinho com clara e mel

A clara de ovo é rica em albumina e tem efeito tensor deixando a pele mais lisa e firme. O mel, além de funcionar como um agente antibactéria, é uma substância umectante, ou seja, mantém a hidratação.

A mistura acalma a pele, deixando o rosto macio e com ar de saúde. Vai bem para as peles que sofrem com os efeitos do frio e da poluição.

• Junte 1 clara de ovo batida em neve e 1 col. (sobremesa) de mel até formar uma mistura homogênea.

• Aplique no rosto e deixe agir por 30 minutos. Retire com água morna e sabonete neutro.

Pede do Corpo - Banho hidratante

Junte uma xícara (chá) de mel, uma xícara (chá) de leite de coco, uma colher (sopa) de gérmen de trigo e uma colher (sopa) de vitamina A. Limpe a pele, espalhe a mistura em todo o corpo e deixe por 30 minutos. Em seguida, entre numa banheira com água a 40 graus e fique assim durante 25 minutos. Quando sair do banho não precisa se enxagüar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades