Saber ouvir


Fui a uma igreja no sábado em que a palavra ministrada foi sobre saber ouvir. Ouvir Deus falar, que é o que nós como cristãos buscamos, e também ouvir nosso próximo - coisa rara em nossos dias.


Estava refletindo como não temos paciência para ouvir nada. Queremos todas as respostas imediatas, e queremos tempo pra dizer o que queremos. Que o dia eu, uma falante natural.


Assumo: falo feito pobre na chuva!


Eu deveria escutar mais as pessoas a minha volta, e falar menos. Afinal é para isso que temos 2 orelhas e uma só boca!


E olha que me considero uma boa ouvinte em nossos tempos, pois a maioria das pessoas que conheço tem ainda menos paciência para escutar.


Escutar e entender de verdade o que se escuta. Pois tem quem escuta mais não dá a devida importância, não entende e nem tira dúvida. Fica muito na superfície. Escuta por escutar. Respondendo curtos an... ran...


Eu preciso melhorar. Preciso estar menos na defensiva, pois enquanto escuto, minha caixola já está formulando a frase que direi ao final. E nesse período, corro o risco de não ouvir atentamente o outro, de não entendê-lo plenamente. De me ater a idéia central do diálogo, sem levar em consideração algumas particularidades. E convenhamos, para entender o próximo entender os pormenores faz toda diferença, pois é nas entre linhas que o outro se revela. E para ter essa revelação só ouvindo direito, prestando atenção, respeitando os pensamentos.


Preciso falar devagar, pensar devagar, ouvir digerindo da forma correta, que é com muita mastigação e calma.


E isso vale também com Deus! Se quero ter relacionamento intenso com Ele, devo conhecê-lo mais e mais a cada dia, pois não basta eu ficar de blábláblá, devo também escutar o que Ele tem a me dizer.


Taí um exercício para todos os dias:

Falar menos e ouvir mais


Conhecer o outro além da superfície


Ter e demonstrar verdadeira empatia


Construir relacionamentos frutíferos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades