terça-feira, 22 de janeiro de 2008

25 Receitas com Morangos

Esta semana estou com fome de morangos!

Resolvi deixar aqui umas receitinhas que pretendo, muito urgentemente, experimentar.




1 - Pavê de Morango com Merengue
Ingredientes:
1/2 litro de leite integral
18 colheres (sopa) de açúcar
sal
1 limão
4 ovos
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
300ml de maraschino
2 colheres (sopa) de xarope de amêndoas doces
200g de biscoito champagne
400g de morangos pequenos limpos e lavados
Creme de leite doce (1 lata de creme de leite batido com 3 colheres de sopa de açúcar)
7 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Coloque para ferver o leite com 6 colheres (sopa) de açúcar, 1 pitada de asl e 1 pedaço de casca de limão. Retire do fogo e coe a mistura. Bata as gemas com 7 colheres (sopa) de açúcar. Incorpore a farinha de trigo peneirada e o leite, aos poucos. Leve ao fogo e cozinhe o creme em fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher até encorpar. Retire do fogo e reserve. Misture num prato fundo o licor e o xarope de amêndoas e umedeça, aos poucos, os biscoitos. Forre o fundo de um refratário de vidro com metade dos biscoitos. Cubra metade dos morangos, cortados ao meio, despeje por cima o creme de leite e metade do creme preparado. Prossiga com as camadas até esgotar todos os ingredientes. Bata 3 claras com 1 pitada de sal em ponto de neve bem firme. Continue a bater, juntando o açúcar restante e 1 colher (sopa) de suco de limão, até obter um merengue fofo, brilhante e compacto.
Adicione por fim o açúcar de confeiteiro, sem parar de bater. Despeje o merengue sobre o doce, nivelando com uma espátula. Leve ao grill or 2 a 3 minutos, ou até dourar ligeiramente a superfície. Desenforme e deixe descansar por cerca de 2horas antes de servir. Dicas: O xarope de amêndoas doces pode ser encontrado em casas que vendem produtos árabes.


2 - Torta Ligth de Ricota e Morango

Ingredientes:

Massa
1 embalagem de biscoito Adria Maizena (200 g)
6 colheres (sopa) de margarina light

Recheio

250 g de ricota picada
1 iogurte de morango light (170 g)
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 embalagem creme de leite light
6 colheres (sopa) de açúcar light
300 g de caixinha de morango picado

Modo de Preparo:

Massa: Bata no liquidificador, aos poucos, os biscoitos até obter uma farofa. Passe para uma tigela, junte a margarina e misture até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e a lateral de uma forma média desmontável (22cm de diâmetro) apertando para aderir bem. Leve ao forno (médio) por 10 minutos. Reserve.

Recheio: Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes com 2 colheres (sopa) de açúcar. Reserve. Leve ao fogo o morango com o açúcar restante e cozinhe rapidamente. Junte metade ao creme batido. Recheie a torta reservada e cubra com o morango restante. Leve à geladeira. Sirva bem gelada.


3 - Torta com musse de chocolate branco e morangos

Ingredientes:

1 rolo de massa folhada fresca
200g de chocolate branco picado
150ml de creme de leite fresco
3 ovos grandes1 pitada de sal
250g de morangos
5 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de licor de laranja

Modo de Preparo:
Coloque o chocolate em uma tigela refratária, junte 1 colher (sopa) de creme de leite, leve ao fogo e deixe derreter em banho-maria. Retire do fogo, despeje numa tigela grande e deixe esfriar. Bata 2 claras em ponto de neve bem firme com o sal e reserve. Bata o creme de leite restante (reserve 1 colher de sopa). Incorpore o chocolate derretido 2 gemas, uma por vez. Adicione as claras e o creme de leite batido, cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira por menos de 4 horas. Cerca de 1 hora antes de servir, lave os morangos e corte-os ao meio. Polvilhe com o açúcar, regue-os com o licor e deixe macerar. Forre uma fôrma para torta com bordas caneladas e 22cm de diâmetro com papel-manteiga untado.

Desenrole a massa folhada e abra-a na fôrma. Pincele a massa com o ovo restante batido com o creme de leite reservado, cubra com outra folha de papel-manteiga untada e distribua por cima feijões crus para evitar que a massa cresça durante o cozimento. Leve ao forno alto po cerca de 20 minutos. Em seguida, elimine os feijões e o papel. No momento de servir, coloque a musse num saco de confeiteiro com bico estrela e recheie a massa assada. Distribua por cima os morangos bem escorridos e sirva.


4 - Delícia de Morangos

Ingredientes:

massa
2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
pitada de sal
100g de manteiga gelada
2/3 xícara de leite ou creme de leite
recheio
600g de morangos
6 colheres (sopa) de açúcar
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco
essência de baunilha
calda de chocolate

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Prepare a massa, misturado em um recipiente a farinha de trigo, 3 colheres (sopa) do açúcar, fermento, bicarbonato e pitada de sal. Misture. Acrescente a manteiga gelada e cortada em cubinhos e vá misturando com a ponta dos dedos até obter uma textura de areia grossa. Acrescente o leite aos poucos até que a massa esteja ligada. Unte uma fôrma de aro removível de 24 cm de diâmetro e salpique com farinha de trigo. Coloque a massa na fôrma, alise a superfície, pincele com um pouco de leite ou creme e salpique com 2 colheres (sopa) do açúcar. Leve ao forno por 20 minutos.

Prepare o recheio, amassando metade dos morangos e fatiando finamente a outra metade. Misture as duas preparações e acrescente 4 colheres (sopa) de açúcar , deixe repousando por 20 minutos.

Prepare a calda fervendo creme de leite com o mascavo, retire do fogo, acrescente o chocolate picado e a essência de baunilha. Bata o creme de leite do recheio com 2 colheres (sopa) de açúcar até ponto de chantilly, aromatize com a baunilha e coloque na geladeira. Monte a receita, cortando o bolo ao meio no sentido horizontal, cubra a metade do fundo com os morangos e seus sucos. Coloque o chantilly sobre os morangos, cubra com a tampa do bolo e regue com a calda de chocolate. Decore com chantilly e morangos inteiros.


5 - Strudel com morangos, ricota e amêndoas

Ingredientes:

massa
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de manteiga um pouco de leite sal
recheio
250g de ricota
8 colheres (sopa) de açúcar casca ralada de 1 limão
150g de amêndoas picadas
2 ovos
50g de biscoito maria
250g de morangos pequenos
3-4 colheres (sopa) de manteiga açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Preparo:

Massa: peneire a farinha de trigo numa superfície lisa, abra uma cavidade e coloque no centro o ovo, o açúcar, a manteiga amolecida e picada e 1 pitada de sal. Acrescente algumas colheradas de leite quente e sove a massa energicamente, adicionando, se necessário, um pouco mais de leite, até obter uma massa lisa e macia. Faça uma bola e embrulhe a massa com um pano de prato ou filme plástico, cubra com uma panela quente emborcada e deixe descansar por 30 minutos.

Recheio: numa tigela, misture a ricota com o açúcar, a casca de limão, as amêndoas, 1 ovo, os biscoitos batidos no processador ou bem esmigalhados e os morangos picados. Coloque a massa sobre uma folha de papel-manteiga e abra-a com um cilindro o mais fina possível, no formato de um retângulo. Pincele a massa com a manteiga derretida e distribua o recheio preparado, de modo uniforme, deixando livre cerca de 2cm de borda.

Enrole a massa com a ajuda do papel-manteiga e feche as extremidades com as pontas dos dedos. Coloque numa fôrma, dando ao doce uma forma ligeiramente curvada. Pincele a superfície com o ovo restante batido, leve ao forno médio e asse por cerca de 50 minutos, ou até dourar de modo uniforme. Retire do forno, deixe amornar e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro peneirado. Corte em fatias e sirva.

6 - Crepe suzette com laranja e calda de morango

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
16 colheres (sopa) de açúcar
sal
2 ovos pequenos
6-7 colheres (sopa) de manteiga
250 ml de leite
6 torrões de açúcar
2 laranjas grandes
200 g de morangos pequenos
licor Grand Marnierrum

Modo de Preparo:
Misture numa tigela a farinha de trigo com 5 colheres (sopa) de açúcar e 1 pitada de sal. Acrescente os ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e o leite e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça uma frigideira antiaderente, com fundo grosso e cerca de 12 cm de diâmetro, e pincele com manteiga. Despeje 2 colheres (sopa) bem cheias de massa, distribuindo bem por todo o fundo da frigideira. Quando começar a soltar, vire do outro lado e deixe cozinhar. Pincele novamente a frigideira com manteiga e prossiga o cozimento até esgotar a massa. À medida que ficarem prontos, coloque os crepes em um prato e mantenha-os quentes.

Esfregue os torrões de açúcar na casca de laranja, esmigalhe-os e misture com a manteiga amolecida restante. Deixe descansar por 20 minutos. Enquanto isso, bata os morangos (reserve alguns para decoração) com 5 colheres (sopa) de açúcar e 2 colheres (sopa) de Grand Marnier. Coloque a mistura de manteiga e açúcar numa frigideira e deixe derreter, em fogo baixo. Acrescente o suco de 2 laranjas e a casca ralada de uma delas. Misture com 1 colher e deixe encorpar ligeiramente. Em seguida, dilua com 150 ml de Grand Marnier.

Passe os crepes, um por vez, na mistura de licor, polvilhe com o açúcar restante, regue com um pouco de rum fervente, flambe e deixe até a chama apagar. Distribua o creme de morangos por cima e decore com os morangos reservados.

Dicas: De origem francesa, esta sobremesa deve ser flambada (se preferir, use conhaque no lugar do rum) e servida imediatamente.


7 - Cheesecake de morango

Ingredientes:

Recheio
1/2 xícara (chá) de creme de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão
3 xícaras (chá) de morangos para o recheio,
mais 2 xícaras (chá) de morangos partidos ao meio para a cobertura
2 e 1/2 xícaras (chá) de cream cheese

Massa
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 pacote de bolacha maria
1 pitada de gengibre em pó

Modo de Preparo:

Massa: bata no processador a bolacha, a castanha, o açúcar e o gengibre, até obter uma farofa. Transfira para uma tigela, junte a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e misture com as pontas do dedos até a farofa ficar úmida. Espalhe a massa no fundo e nas laterais de uma fôrma de aro removível com 23 cm de diâmetro, untada com a manteiga reservada. Reserve. Ligue o forno à temperatura média.

Para o recheio, misture o creme de leite com o suco de limão e reserve. Bata na batedeira o cream cheese, o açúcar e as raspas de limão por 4 minutos, ou até obter um creme. Junte, aos poucos, a mistura de creme de leite e os morangos, sem parar de bater. Por último, junte os ovos, um a um, batendo sempre, por mais 5 minutos. Distribua o recheio sobre a massa. Leve ao forno por 40 minutos, ou até as bordas ficarem firmes. Desligue e deixe o cheesecake amornar dentro do forno. Retire do forno e leve à geladeira por 2 horas. A seguir, desenforme-o.

Cobertura: distribua os morangos sobre o bolo, formando uma cascata.


8 - Salada de folhas com espeto de morango

Ingredientes:

folhas de 1/2 pé pequeno de alface roxa
folhas de 1/2 pé pequeno de alface americana
folhas de 1 radicchio pequeno
2 xícaras (chá) de broto de broto de alfafa
4 colheres (sopa) de sementes de girassol
12 morangos grandes limpos
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de Preparo:
Rasgue as folhas com as mãos, distribua em 4 tigelas pequenas ou pratos fundos. Misture com os brotos de alfafa, as sementes de girassol e reserve. Lave os morangos, elimine os pedúnculos e distribua em 4 espe¬tos de madeira. Leve ao fogo uma frigideira com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e aqueça por 30 segundos.
Disponha os espetos com os morangos e frite rapidamente virando-os de lado. Retire do fogo e reserve. Bata no liquidificador o vinagre balsâmico, o shoyu e o açúcar por 30 segundos. Sem parar de bater, junte o azeite restante em fio, até obter uma emulsão não muito encorpada.
Regue a salada com a emulsão, disponha um espeto sobre cada prato e sirva.


9 - Bomba de Morango

Ingredientes:

massa
5 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos levemente batidos
recheio
2 xícaras (chá) de morango picado
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena
cobertura
200 g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria

Modo de Preparo:
Massa: leve ao fogo uma panela com a manteiga (reserve 1 colher de sopa) e 120 ml de água. Assim que ferver, retire e junte a farinha peneirada, de uma vez só, misturando até ficar homogêneo. Volte ao fogo, mexendo sem parar até soltar da panela. Transfira para uma tigela e deixe amornar um pouco. Junte os ovos batidos, pouco a pouco, batendo por 5 minutos, ou até obter uma massa homogênea. Transfira para um saco de confeiteiro com bico chato de 1 cm de diâmetro. Ligue o forno à temperatura média. Unte 2 fôrmas grandes com a manteiga reservada e faça 15 tiras de massa de 8 cm de comprimento, deixando espaço entre elas. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno, faça um furo nas extremidades de cada bomba e deixe esfriar.

Recheio: bata no liquidificador os morangos, o açúcar, o leite e a maisena. Leve para cozinhar, sem parar de mexer, até obter um creme encorpado. Deixe amornar e transfira para o saco de confeiteiro, com bico redondo.

Coloque o recheio nas bombas, fazendo pressão até sair do outro lado. Cubra com o chocolate e deixe descansar até o chocolate endurecer. Se preferir, decore com morangos.
10 - Saravim

Ingredientes:

Massa
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
3 ovos batidos
1 tablete de fermento biológico
5 colheres (sopa) de leite morno
7 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Calda e cobertura
1 xícara (chá) de açúcar
1 pedaço pequeno de canela em pau
4 cravos-da-índia
2 colheres (chá) de essência de baunilha
10 folhas de hortelã
4 colheres (sopa) de rum
5 colheres (sopa) de geléia de damasco
2 xícaras (chá) de morango em calda

Modo de Preparo:

Massa: Peneire em uma tigela a farinha, o sal e o açúcar. Faça uma cavidade no centro e junte os ovos. Misture e, aos poucos, adicione o fermento dissolvido no leite. Trabalhe a massa até ficar espessa e transfira-a para uma superfície enfarinhada até ficar lisa e soltar das mãos. Volte para a tigela, cubra e deixe crescer por 30 minutos. Incorpore 4 colheres (sopa) de manteiga batidas à parte e sove por 5 minutos. Pincele com 1 colher (sopa) de manteiga e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. A seguir, sove a massa por mais 5 minutos, pincele mais 1 colher (sopa) de manteiga e volte à geladeira por mais 30 minutos. Retire a massa e sove por mais 5 minutos. Com a manteiga restante, unte uma fôrma com furo no meio, com capacidade para 1 1/2 litro, e enfarinhe. Distribua a massa e cubra a fôrma. Deixe crescer por 20 minutos. Ligue o forno à temperatura média por 15 minutos. Leve ao forno por 40 minutos, ou até dourar. Retire do forno e reserve.

Calda: misture em uma panela o açúcar, 200 ml de água, a canela, o cravo, a baunilha e a hortelã. Leve ao fogo por 20 minutos, ou até obter uma calda rala. Retire do fogo, misture o rum e regue o bolo ainda quente com a calda também quente. . Em seguida, pincele a geléia de damasco em toda a superfície do bolo. No centro, distribua os morangos. Se preferir, sirva o bolo acompanhado com chantilly.

11 - Sopa fria de melão com gelatina de morango

Ingredientes:

1 envelope de gelatina em pó light sabor morango
1 colher (sopa) de margarina light
1/2 melão amarelo pequeno picado
1/2 melão orange pequeno picado
1/2 melão caipira pequeno picado

Modo de Preparo: Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem, coloque numa assadeira pequena e leve para gelar por 3 horas. Refogue numa panela a margarina com o melão amarelo. Retire do fogo assim que o melão soltar um pouco de líquido.

Deixe amornar e bata no liquidificador com a metade da gelatina.

Peneire a mistura e leve para gelar. Sirva o caldo gelado com os outros tipos de melão e decore com a gelatina restante em pedaços. Se preferir, regue com 2 colheres (sopa) de calda light de morango.



12 - Gelatina de Morango

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de vinho branco
2 pacotes de gelatina em pó diet de morango
10 morangos médios
Modo de Preparo:
Limpe os morangos, lave-os muito bem, parta ao meio e coloque em uma tigela. Regue com o vinho e reserve. Coloque em uma panela 250 ml de água e leve ao fogo até amornar. Acrescente a gelatina e misture até dissolver. Adicione mais 250 ml de água, misture e despeje a gelatina sobre os morangos, mexendo com delicadeza.

Em seguida, transfira a mistura para uma fôrma de 20 x 20 cm e leve à geladeira por 3 horas, ou até ficar firme. Retire da geladeira, corte a gelatina em cubos e distribua em 6 taças. Sirva com Creme Light de Laranja. Coloque em uma panela 1 xícara (chá) de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de maisena dissolvida em 1/2 xícara (chá) de leite desnatado, 4 colheres (sopa) de leite condensado desnatado, 1 colher (sopa) de casca de laranja ralada e adoçante a gosto.

Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 4 minutos, ou até obter um creme um pouco ralo. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Cubra com um filme plástico para não formar uma película na superfície e leve à geladeira por 2 horas, ou até gelar bem. Retire da geladeira e distribua sobre as taças de gelatina.

13 - Morangos no grand marnier

Ingredientes:

2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 kg de morangos
1 xícara (chá) de Grand Marnier
1 colher (chá) de ácido cítrico
Modo de Preparo:
Lave os morangos, seque-os em toalha de papel e retire os pendúculos. Tranfira-os para um cesto de metal e encaixe-o em uma panela com 2 litros de água fervente. Deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo, escorra a água e coloque o cesto em uma tigela com pedras de gelo e água. Deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, escorra o excesso de água, seque os morangos com toalha de papel e reserve. Coloque em outra panela o açúcar, o suco de limão, 2 xícaras (chá) de água e o ácido cítrico. Misture, leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até a calda ferver.

Por último, adicione o licor, misture bem e cozinhe por 2 minutos. Retire do fogo e disponha os morangos em um vidro esterelizado com tampa, com capacidade para 1 litro. Despeje a calda sobre os morangos, tampe o vidro e guarde na geladeira por até duas semanas.
Dicas: Esta mesma técnica pode ser utilizada para o preparo do pêssego, nectariana e ameixa fresca. Sirva com sorvetes, bolos e cheesecake.


14 - Charlotte de chocolate e morangos

Ingredientes:

pão-de-ló
2 caixas de biscoito tipo inglês

calda
1 xícara (chá) de açúcar canela em pau e cravo-da-índia a gosto
musse
400 ml de creme de leite fresco
1 sachê de gelatina branca em pó
200 g de chocolate ao leite picado
200 g de chocolate meio amargo picado
3 claras
1 cálice de conhaque decoração
morangos cortados em lâminas
raspas de chocolate
mel (opcional)

Modo de Preparo:
Calda: leve ao fogo uma panela com 2 xícaras (chá) de água, o açúcar, a canela e o cravo-da-índia e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Musse: bata na batedeira o creme de leite, até obter ponto de chantilly (ponto mole) e reserve. Numa tigela, dissolva a gelatina em 1/2 xícara (chá) de água e reserve. Numa tigela refratária, derreta os chocolates em banho-maria. Bata as claras em ponto de neve e adicione ao chocolate, mexendo delicadamente. Em seguida, acrescente o chantilly, o conhaque e, por último a gelatina.

Montagem: corte o pão-de-ló na medida de uma fôrma quadrada de fundo removível. Com um pouco da calda, umedeça o pão-de-ló e coloque na fôrma. Umedeça levemente os biscoitos na calda restante e disponha nos lados da fôrma. Despeje a musse no centro e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas. Retire a charlotte da geladeira e desenforme cuidadosamente. Decore com os morangos e pincele com mel. Distribua as raspas de chocolate e sirva em seguida.
Dicas:
Pão-de-ló: numa tigela, peneire 2 xícaras (chá) de farinha de trigo com 1 colher (sopa) de fermento em pó. Bata na batedeira, em velocidade alta, 4 ovos com 1 1/2 xícara (chá) de açúcar. Reduza a velocidade da batedeira, junte 1 colher (sopa) de óleo, 3/4 de xícara (chá) de água fervente e os ingredientes secos peneirados e bata somente até a massa dar liga. Unte uma assadeira e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire do forno e desenforme.


15 - Morangos com chocolate

Ingredientes:
20 morangos grandes
200 g de chocolate meio amargo
Modo de Preparo:
Lave bem os morangos, mantendo os pedúnculos, seque e deixe-os espalhados sobre um pano limpo ou toalha de papel. Pique o chocolate em pedaços grandes e uniformes e coloque numa tigela refratária seca. Disponha a tigela em outra tigela com água quente (mas não fervente). Deixe até o chocolate começar a derreter.
Em seguida, mexa com uma colher até ficar liso e homogêneo.
Despeje em outra tigela ou numa superfície lisa e mexa com uma espátula própria, até o chocolate ficar brilhante e encorpado.
Banhe os morangos (só uma parte) e disponha numa assadeira, forrada com papel-manteiga.
Leve à geladeira por 15 minutos e sirva em seguida.


16 - Fool de morango

Ingredientes:

1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 gemas 1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 kg de morangos
Modo de Preparo:
Bata o creme de leite na batedeira até obter um chantilly e reserve na geladeira. Coloque numa panela o leite e a baunilha e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e reserve.
Enquanto isso, numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Em seguida, acrescente a farinha de trigo peneirada e mexa até obter uma massa lisa. Despeje, aos poucos, o leite aquecido e misture até ficar homogêneo. Transfira a mistura para uma panela, leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, por 3 minutos, ou até encorpar, mas sem ferver.

Retire do fogo, transfira para uma tigela e bata, com um batedor manual, por mais 5 minutos, ou até esfriar. Coloque a tigela sobre um recipiente com gelo, mexendo de vez em quando. Lave os morangos, elimine os pedúnculos e bata no proces¬sador até obter um purê. Coloque numa tigela, junte o creme e o chantilly reservado. Misture cuidadosamente, distribua em taças e sirva em seguida, ou se preferir, leve para gelar. Decore com raspas de chocolate.


17 - Pão-de-ló recheado com creme de iogurte e morangos

Ingredientes:

recheio
1/2 kg de morangos
10 colheres (sopa) de açúcar
3 claras
200 g de iogurte
massa
13 gemas
5 ovos
21 colheres (sopa) de açúcar (252 g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de Preparo: Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC).
Recheio: lave os morangos, elimine os pedúnculos e par¬ta-os ao meio. Reserve na geladeira. Misture numa panela o açúcar com 6 colheres (sopa) de água e leve ao fogo. Deixe cozinhar sem mexer até obter uma calda no ponto de fio grosso. Retire do fogo e reserve. Enquanto isso, bata as claras na batedeira por 3 minutos, ou até obter picos firmes. Sem parar de bater, adicione a calda fervente e continue a bater até obter um merengue brilhante e firme. Junte o iogurte (colher a colher) e bata por mais 30 segundos. Reserve na geladeira.

Massa: bata as gemas na batedeira por 10 minutos. Junte os ovos e o açúcar e bata por 10 minutos, ou até obter uma mistura esbranquiçada e fofa. Incorpore a farinha de trigo, aos poucos, mexendo delicadamente com uma espátula, com movimentos de cima para baixo. Forre com papel-manteiga uma fôrma de 23 cm x 33 cm e unte com a manteiga.
Despeje a massa e nivele com o dorso de uma colher. A massa não deve ultrapassar a metade da altura da fôrma. Leve ao forno por 25 minutos, ou até que enfiando um palito no pão-de-ló ele saia limpo. Retire do forno, desenforme depois de 5 minutos e reserve. Com um cortador quadrado (8 cm), parta o pão-de-ló e, em seguida, parta ao meio. Disponha nos pratos uma fatia, espalhe o recheio e os morangos. Coloque a outra fatia de pão-de-ló, cubra com o recheio e decore com morangos inteiros.


18 - Bavaroise de morangos
Ingredientes:

400 g de creme de creme de leite fresco
óleo para untar
suco de 1 limão
10 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
600 g de morangos
12 folhas de gelatina
Modo de Preparo:
Coloque a gelatina para amolecer em água fria. Enquanto isso, limpe e lave bem os morangos e deixe escorrer. Em seguida, bata os morangos no liquidificador, até obter um purê. Transfira para uma tigela e reserve. Misture em uma panela o açúcar, o suco de limão e pouquíssima água quente e leve ao fogo por alguns instantes, ou até o açúcar derreter. Retire e despeje sobre o purê de morangos.

Esprema a gelatina, coloque-a em uma panela pequena e deixe derreter em fogo bem baixo. A seguir, junte-a ao purê de morangos, mexendo bem. Bata o creme de leite na batedeira até encorpar e misture com o purê de morangos, mexendo delicadamente. Unte levemente uma fôrma redonda com óleo e despeje o creme. Leve à geladeira por cerca de 6 horas, ou até ficar firme. Desenforme a bavaroise sobre um prato e decore com o creme de leite batido e morangos.


19 - Flan de iogurte com coulis de morango

Ingredientes:

1 laranja
50 g de nozes
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de pimenta rosa
10 folhas de gelatina
5 potes de iogurte integral de consistência firme
100 ml de água mineral
250 g de morango

Modo de Preparo:
Coloque a gelatina para amolecer em água fria. Lave a laranja, enxugue e rale a casca em uma tigela. Junte o iogurte e misture. Derreta o mel em uma panela pequena, em fogo baixo, acrescente a gelatina espremida e misture até ficar homogêneo. Em seguida, coe e misture ao iogurte. Despeje a mistura em uma fôrma com furo no meio, com capacidade para 1,2 litro, umedecida com água fria.

Leve à geladeira por pelo menos 6 horas. Limpe e lave os morangos e bata no liquidificador (reserve 50g) com açúcar confeiteiro e a água mineral até obter uma mistura homogênea. Antes de servir, mergulhe a fôrma por 3-4 segundos em água fervente. Desenforme o pudim sobre um prato, despeje por cima o coulis de morango e decore com as nozes picadas, a pimenta rosa e os morangos reservados cortado aos pedaços.


20 - Sangria de morangos

Ingredientes:

750 ml de vinho tinto leve
250 ml de vinho branco frisante seco
200 ml de conhaque
4 colheres (sopa) de calda de açúcar
2 laranjas
250 g de morangos maduros
Modo de Preparo:
Misture 750 ml de vinho tinto leve com 250 ml de vinho branco frisante seco e 200 ml de conhaque.
Acrescente 4 colheres (sopa) de calda de açúcar (metade água e metade açúcar), 2 laranjas cortadas em fatias de e 250 g de morangos maduros.
Coloque na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.





21 - Rocambole de morango e avelã

Ingredientes:

Massa
1 xícara (chá) de avelãs moídas
3 colheres (sopa) de maisena peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó peneirado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
Recheio
1/2 xícara (chá) de queijo cottage
3 xícaras (chá) de morango picado
1/2 xícara (chá) de açúcar chantilly,
avelãs moídas e morango para decorar
Modo de Preparo:
Massa: misture em uma tigela a avelã, a maisena e o fermento. Bata na batedeira os ovos e o açúcar até obter um creme. Despeje a mistura de avelã, aos poucos, mexendo, mas sem bater, até obter uma massa uniforme. Ligue o forno à temperatura média. Forre com papel-manteiga uma fôrma própria para rocambole de 35 x 24 cm e unte-o com a manteiga. Despeje a massa e leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar. Retire. Desenforme a massa ainda quente sobre um filme plástico aberto em uma superfície lisa e polvilhada de açúcar. Remova o papel-manteiga com cuidado. Reserve.
Recheio: Bata no processador o queijo cottage, 2 xícaras (chá) de morango e o açúcar, até obter um creme. Transfira a mistura para uma panela e acrescente o restante dos morangos. Leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até encorpar.
Espalhe o recheio sobre a massa, enrole o rocambole com cuidado pelo lado maior e transfira para uma travessa. Decore e sirva.


22 - Mini-bolos com recheio de morango

Ingredientes:
2 ovos médios
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
7 colheres (sopa) de fécula de batata
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de geléia de morango sem açúcar
2 colheres (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de leite desnatado
Modo de Preparo: Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte as gemas (uma a uma) e bata por mais 2 minutos. Acrescente, aos poucos e sem parar de bater, o açúcar e o adoçante e bata até obter um creme esbranquiçado. Reserve.
Peneire numa tigela a fécula de batata com a farinha de trigo, o cremor tártaro e o fermento em pó. Aos poucos, adicione ao creme e mexa delicadamente. Transfira a massa para um saco de confeitar com bico liso grande e distribua sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga, formando 42 círculos de 4 cm de diâmetro cada um, deixando um espaço entre eles. Leve ao forno por 6 minutos, ou até a massa ficar firme, mas sem dourar. Retire do forno e, com uma espátula, desenforme as massas e deixe esfriar. Coloque numa panela a geléia de morango e a maisena dissolvida no leite. Cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem: faça os minibolos intercalando a massa e o creme. Decore com tomilho e morango e sirva.
23 - Bavaroise de morango com musse de coco

Ingredientes:

Molho de morango
500 ml de creme de leite
6 gemas
100 g de açúcar
100 g de pasta de morango
Bavaroise
15 g de gelatina em pó
500 g de creme de leite batido em ponto de chantilly
musse de coco (preparar na vépera)
15 g de gelatina em pó
4 claras 100 g de açúcar
200 ml de leite de coco
200 g de creme de leite batido em ponto de chantilly

Modo de Preparo:
Molho de morango: leve ao fogo uma panela com o creme de leite até ferver. Tempere o creme de leite com as gemas e o açúcar. Junte a pasta de morango à mistura quente. Resfrie em banho-maria frio e reserve na geladeira.

Bavaroise: coloque a gelatina numa tigela refratária e hidrate em 75ml de água. Leve ao fogo, em banho-maria, até a gelatina dissolver. Tempere a gelatina com o molho de morango reservado, junte o chantilly, misture delicadamente e reserve.

Musse de coco: coloque a gelatina numa tigela refratária e hidrate em 75ml de água. Leve ao fogo, em banho-maria, até a gelatina dissolver. Reserve. Numa tigela refratária, coloque as claras com o açúcar. Leve ao fogo, em banho-maria, e bata até obter um merengue firme e frio. Junte o leite de coco e a gelatina e misture. Incorpore o chantilly delicadamente e despeje numa fôrma de 15cm de diâmetro. Leve ao congelador de um dia para o outro.

Num aro de 25cm de diâmetro, disponha a musse de coco no centro. Preencha com a bavaroise e leve ao congelador por 6 horas. Desenforme a bavaroise, coloque bolachas champanhe em toda a volta e decore com morangos frescos e fitas de coco.


24 - Batida de beterraba e morango com iogurte, farelo de aveia e nozes

Ingredientes:

1 beterraba grande
20 morangos grandes
400 g de iogurte desnatado
4 colheres (sopa) de farelo de aveia
2 colheres (sopa) de nozes picadas grosseiramente
adoçante a gosto
Modo de Preparo:
Lave a beterraba, descasque e pique. Lave os morangos, seque e descarte os pedúnculos.
Bata no liquidificador a beterraba, os morangos, o iogurte, o farelo de aveia, 1/2 xícara (chá) de água e o adoçante, até ficar homogêneo.
Distribua nos copos e, por cima, disponha as nozes.


25 - O meu mousse de morango

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 latas de creme de leite
1 pacote de suco Tang de morango ou 2 copos de suco de morangos


Modo de Preparo:

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em um travessa e leve a geladeira. Sirva gelado.


Fonte: Revistas Água na Boca, Menu e Cozinha Experimental Adria

Um comentário:

Franciely disse...

Que delícia !!!
Me deu água na boca!!!
Você tem que fazer e me chamar pra comer.
Abraços...