Aproveite as cascas e talos


Cascas e talos rendem receitas nutritivas e deliciosas - Tio Antônio que o dia! Ele sempre aproveita a casca do abacaxi, e fica uma delícia o suco!

Que tal uma deliciosa sobremesa à base de casca de abacaxi ou de banana e uma exótica massa de panqueca verde, feita com talos de verduras? Colocar a criatividade para funcionar, criando pratos a partir de partes pouco convencionais dos alimentos é idéia duplamente esperta.

Talos, cascas, folhas e sementes apresentam valor nutricional elevado, muitas vezes superando os valores das partes freqüentemente ingeridas. Além disso, diminuir o desperdício é um atalho rumo à economia.

Cascas de fruta ainda são ricas em micronutrientes como ferro (importante para a imunidade e para a prevenção da anemia), cálcio (fundamental para a formação do esqueleto, para a saúde dos ossos e para várias atividades metabólicas que ocorre no nosso corpo) e potássio (útil para manter as batidas do coração e os movimentos musculares, além de manter o nível de sódio adequado) maiores do que nas polpas.

O sódio, nutriente que deve ser consumido com moderação por quem tem tendência à hipertensão, está em menor quantidade nas cascas. Para ajudar você na hora de escolher o que vai á mesa, o que segue para a lixeira. E não se assuste: a gordura é de origem vegetal, ou seja, não é saturada e, por isso, não fará mal ao seu coração.

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes

- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi
- 1 unidade de gelatina de abacaxi

Modo de Preparo

Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em taças e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.

Rendimento: 5 porções
Valor calórico (por porção): 55 calorias

Massa Verde para Panquecas

Ingredientes
- 1 xícara (chá) de talos da sua preferência cozidos (agrião, couve, brócolis, espinafre)
- 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de margarina
- sal a gosto

Modo de Preparo

Bata no liquidificador os talos com o leite e peneire. Junte os demais ingredientes e bata novamente no liquidificador. Unte uma panquequeira e faça as panquecas.

Rendimento: 10 panquecas grandes
Valor calórico (por panqueca): 60 calorias

Bolo de Casca de Banana

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de casca de banana madura picada
- 4 gemas
- 4 claras em neve
- 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 5 colheres (sopa) rasas de margarina
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- canela para polvilhar

Modo de Preparo

Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara (chá) de água. Na batedeira, coloque as gemas, a margarina e o açúcar. Bata até ficar homogêneo. Misture as cascas de banana batidas com a farinha de trigo e o fermento em pó. Por último, incorpore as claras em neve. Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha. Polvilhe sobre a massa a canela em pó e leve para assar em forno médio por 30 a 35 minutos ou até a massa ficar assada.

Rendimento: 15 pedaços
Valor calórico (por pedaço): 168 calorias
Fonte: Revista Minha Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades