FORMANDO NOVOS LEITORES


Essa dicas valem pra mim, pois desejo de todo o meu coração que meus filhos tenham pela leitura a mesma motivação e paixão que eu cultivo. E eu cultivo por escolha própria, minha mãe não tinha tempo pra encentivar a leitura, mas sempre nos levava a Escola Dominical, onde ouviámos muitas histórias e daí nasceu em meu coração o desejo de saber mais, de aprender a ler, inclusive. Com meus 4 anos eu já aprendera - de tanto pedir e insistir com nossa vizinha, ela me ensinou a ler, escrever e fazer as contas da tabuada. E desde então, não parei mais! Gosto de verdade de ler e de escrever, sei que preciso aprender muito pra me tornar uma boa escritora, mas sinto correr em mim uma veia de palavras que precisa se soltar, ganhar novos espaços, se fazer entendida, sabe? Quero muito que o Isaac e o Samuel também tenham essa facilidade com a literatura, pois além de ser prazeroso, torna a vida prática escolar descomplicada. O Isaac acabou de completar 1 ano e desde bem novinho - desde que começou a se sentar - passa horas foleando livros, como se soubesse o que tem lá. Já vou dar um jeito de comprar livros específicos pra idade dele...



Ler para as crianças em voz alta é uma das atividades mais importantes para se formar o hábito da leitura nos pequenos. O melhor é começar bem cedo (há livros muito interessantes até mesmo para bebês). As crianças de dois ou três anos já começam a desenvolver seu conhecimento e interesse pelas letras.
Algumas dicas de como proporcionar uma leitura agradável:


- Faça com que a leitura seja algo divertido: escolha um local agradável para a criança onde todos possam se sentar. Ensine que a leitura é algo que pode ser muito interessante e gratificante. Faça a leitura com bastante entusiasmo.

- Crie um hábito: procure fazer isso com certa freqüência. Estabeleça horários para a leitura.

- Mostre como ela pode aprender com os livros: faça explicações e observações durante a leitura quando você perceber que são informações novas para a criança. Explique o significado das palavras que ela não saiba, mostre as fotos do livro que estão relacionadas com a história.

- Faça perguntas enquanto lê: pergunte coisas relacionadas com a história e faça comparações do livro com outros que já tenham lido. Pergunte a ela o que poderá acontecer no próximo capítulo.

- Depois da leitura, converse: tenha uma conversa com a criança depois de terminado o livro. Relembrem as passagens mais interessantes. Pergunte quais as partes que ela mais gostou.

- Leia livros diferentes: as crianças necessitam ler livros diferentes, assuntos variados. Livros de histórias e contos podem fazer com que elas aprendam sobre os tempos, as culturas, as pessoas diferentes, podem ajudá-las a entender como pensam outras pessoas, como agem e como se sentem.

- Escolha livros que facilitem o aprendizado: livros sobre abecedário para que elas aprendam sobre as letras. Livros com números. Use poemas ou livros com rima. Dê preferência aos livros de tamanhos grandes, mais fáceis para que as crianças visualizem as letras, palavras e outros elementos impressos.

- Faça com que a criança participe: propicie momentos de lazer numa livraria, sentem-se juntos para a escolha do livro. Deixa que ela segure, folheie e decida qual deseja ler.


Boa leitura!!! Faça sua parte, ajude o Brasil a formar novos leitores!

Fonte: Canal CyberBaby

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades