sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

15 Mousses Deliciosos

1 - Mousse de Chocolate

Ingredientes:
8 colheres (sopa) de açúcar light
3 claras
150 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor e incolor
1 caixinha (200 g) de creme de leite light
20 g de raspas de chocolate branco

Modo de Preparo:

Misture numa panela o açúcar e 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem mexer, por 15 minutos, ou até obter uma calda em ponto de fio. Retire do fogo. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, adicione ao poucos a calda fervente.

Continue a bater até obter um merengue brilhante e firme. Reserve.

Coloque o chocolate numa tigela refratária e leve ao fogo, em banho-maria, até derreter completamente. Retire do fogo e incorpore a gelatina hidratada em 2 colheres (sopa) de água e dissolvida em banho-maria. Em seguida, acrescente o creme de leite e misture até ficar homogêneo. Por fim, incorpore o merengue reservado, mexendo com movimentos suaves.

Distribua a musse em 6 taças, com capacidade para 200 ml cada uma, e leve à geladeira por 3 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, decore com as raspas de chocolate branco ou com folhas de chocolate meio amargo.

2 - Mousse de Nozes com Baba-de-Moça



Ingredientes:
mousse
6 claras
8 colheres (sopa) de açúcar
1 vidro de leite de coco
1 xícara (chá) de coco ralado
1 xícara (chá) de nozes moídas
500 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
2 envelopes de gelatina branca em pó sem sabor

baba-de-moça
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
1 vidro de leite de coco
6 gemas passadas pela peneira
Modo de Preparo:

Mousse: bata na batedeira as claras em neve bem firme, adicione o açúcar e bata até obter um merengue bem consistente. Junte o leite de coco, o coco, as nozes e mexa muito bem. Junte o chantilly e misture delicadamente. Por último, acrescente a gelatina dissolvida em 10 colheres (sopa) de água fria e misture. Coloque a mistura numa fôrma com furo no meio ou outra de sua preferência e leve à geladeira por 6 horas, ou até ficar bem firme.

Baba-de-moça: leve ao fogo uma panela com o açúcar e a água, até obter uma calda em ponto de fio. Retire do fogo e deixe amornar. Dissolva a maisena no leite de coco e junte à calda morna. Adicione as gemas e volte ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Retire a musse da geladeira e desenforme cuidadosamente sobre um prato. Se preferir, decore com nozes in natura ou tingidas com corante em pó dourado. Finalize com a baba-de-moça.

3 - Mousse de Manga



Ingredientes:
4 colheres (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor
1 caixinha (395 g) de leite condensado
1 caixinha (200 g) de creme de leite
300 ml de suco concentrado de manga



Modo de Preparo:

Coloque numa tigela refratária a gelatina e 4 colheres (sopa) de água. Deixe hidratar por 4 minutos. Em seguida, leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até a gelatina dissolver. Retire do fogo e transfira para o liquidificador. Adicione o leite condensado, o creme de leite e suco de manga e bata por 2 minutos, ou até obter um creme homogêneo. Distribua em taças e leve à geladeira por 4 horas, ou até ficar firme. No momento de servir, decore com tiras de manga.

4 - Mousse de Chocolate Branco

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
100 g de chocolate branco
6 colheres (sopa) de creme de leite
1 xícara (chá) de marshmallow

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela o leite e a essência de baunilha. Leve ao fogo e, assim que ferver, reduza a chama e ferva por mais 2 minutos. Retire do fogo e deixe amornar. Enquanto isso, coloque em uma tigela as gemas, o açúcar e bata até obter um creme claro e bem fofo. Junte a farinha de trigo e bata por mais 1 minuto. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre, até ficar homogêneo.

Volte a mistura para a panela e cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até levantar fervura. Deixe cozinhar por mais 1 minuto, mexendo sempre e retire. Transfira para uma tigela e misture as raspas de limão. Cubra com filme plástico e deixe esfriar. Reserve. Pique o chocolate e coloque em um refratário. Leve ao fogo em banho-maria até derreter. Retire e deixe amornar.
Em seguida, misture o chocolate ao creme reservado. Junte o creme de leite e misture com delicadeza até ficar homogêneo. Por último junte o marshmallow (reserve 2 colheres de sopa) e misture com cuidado. Distribua em 2 taças e leve para gelar por 1 hora. No momento de servir, decore com o marshmallow reservado. Se preferir, polvilhe chocolate em pó e decore com morango.

5 - Mousse de Goiabada



INGREDIENTES:
100 g de goiabada
1 folha de gelatina sem sabor
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e pôr na geladeira por 20 minutos. Decore e sirva a seu gosto.
Essa receita pode substituir a goiabada por outro ingrediente a seu gosto.

6 - Torta Mousse de Chocolate

Ingredientes:

5 gemas de ovo
15 g de raspas de chocolate preto
150 g de chocolate meio amargo
250 g de chantilly
60 g de raspas de chocolate branco
75 g de glaçúcar
30 g de granulado

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria. Bata o glaçúcar com as gemas e, em seguida, acrescente o chantilly. Despeje, aos poucos, sobre o chocolate derretido ainda morno e mexa até que a mistura fique homogênea e adquira a cor marrom. Coloque a mistura em uma fôrma e, depois de frio, leve à geladeira. Retire a musse da geladeira e espalhe o granulado nas laterais da torta, as raspas de chocolate branco por cima e as raspas de chocolate preto no centro.

7 - Bolo Mousse de Maracujá



Ingredientes:
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
5 ovos médios
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite fervente
1 colher (sopa) de manteiga recheio
1 caixinha (395 g) de leite condensado
1 caixinha (250 g) de creme de leite
200 ml de suco de maracujá concentrado

cobertura
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
5 gotas de essência de baunilha
3 claras médias
1/2 xícara (chá) de polpa de maracujá com sementes

Modo de Preparo:

Massa: ligue o forno à temperatura média. Peneire numa tigela a farinha de trigo com o fermento em pó. Bata as claras na batedeira em velocidade alta até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma e, aos poucos, o açúcar. Continue a bater até obter um creme leve. Desligue a batedeira e adicione, aos poucos, os ingredientes secos peneirados, alternando com o leite. Mexa cuidadosamente com uma espátula sem bater, até a massa ficar homogênea. Unte uma assadeira redonda de 30 cm de diâmetro com a manteiga e enfarinhe. Despeje a massa e leve ao forno por 35 minutos, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno e desenforme.

Recheio: bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá até obter um creme bem leve. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 3 horas.
Cobertura:
numa panela, coloque 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água e a essência de baunilha e misture até o açúcar dissolver. Leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 22 minutos, ou até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo. Enquanto isso, bata as claras na batedeira em velocidade alta por 3 minutos, ou até obter picos firmes. Sem parar de bater, despeje lentamente a calda fervente. Continue a bater até obter um marshmallow. Numa panela, cozinhe a polpa de maracujá e o açúcar restante, mexendo de vez em quando, até obter uma calda encorpada. Deixe esfriar.

Corte o bolo ao meio, coloque metade num prato grande, distribua a musse e cubra com a outra metade. Espalhe o marshmallow e regue com a calda de maracujá. Sirva gelado.

8 - Bolo Mousse de Pêssego



Ingredientes:
biscuit de chocolate sem farinha
240g de gemas
25g de açúcar
150g de chocolate derretido
300g de claras
150g de açúcar

mousse
480 g de pêssego em calda
150 g de açúcar
18 g de gelatina em folhas hidratada em água fria
1.050 g de creme de leite batido pêssegos salteados
500 g de pêssegos em calda escorridos e picados em cubos60 g de manteiga

Modo de Preparo:
Biscuit de chocolate sem farinha:
bata as gemas e o açúcar até ficar branco e leve. Acrescente o chocolate derretido e misture. Faça um merengue com as claras e o outro açúcar, e incorpore a primeira mistura. Espalhe sobre uma assadeira com papel-manteiga e leve ao forno a 200°C por, aproximadamente, 4 minutos. Retire do forno e desenforme.

Mousse: bata os pêssegos no liquidificador com um pouco da calda, até obter um purê. Faça um caramelo com o açúcar e incorpore o purê aquecido a 100°C. Adicione a gelatina e misture para dissolver. Tão logo esfrie, incorpore o creme batido (esta etapa só deve ser feita na hora em que os bolos estiverem prontos para serem montados). Derreta a manteiga numa frigideira. Acrescente o pêssego e cozinhe até quase secar. Modele em aros redondos e leve ao freezer.
Montagem:
num aro de 20 cm de diâmetro, faça uma camada de biscuit de chocolate sem farinha de 18 cm de diâmetro (regue com a calda dos pêssegos diluída com vodca). Distribua uma camada de mousse e, logo em seguida, o disco de pêssegos congelados. Coloque mais uma camada de biscuit, regue com a calda e complete com musse até o final.

Leve ao congelador por 4 horas. No momento de servir, desenforme, pincele com geléia de brilho. Decore com 1/2 pêssego gratinado e com chocolate.

9 - Mousse de Amora



Ingredientes:
4 colheres (chá) de gelatina vermelha em pó sem sabor
300g de amoras
2 potes (400g) de iogurte desnatado
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo:

Hidrate a gelatina numa tigela refratária com 3 colheres (sopa) de água fria. Em seguida, leve a tigela ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até a gelatina dissolver. Retire do fogo e transfira para o liquidificador. Junte as amoras, o iogurte e o leite condensado e bata até ficar homogêneo. Distribua em 4 recipientes e leve à geladeira por 2 horas. No momento de servir, decore com amora e hortelã.

10 - Mousse de Jaboticaba



Ingredientes:
1/2 kg de jabuticaba
11 colheres (sopa) de açúcar
3 claras médias
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
100 g de polpa de acerola congelada

Modo de Preparo:

Lave as jabuticabas, descarte as sementes e bata a polpa com a casca no processador com 1/2 xícara (chá) de água. Despeje numa panela com 10 colheres (sopa) de açúcar. Misture e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até obter uma calda em ponto de fio grosso. Enquanto isso, bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, acrescente lentamente a calda preparada, que deve estar fervente, e continue a bater até obter um merengue firme. Reserve. Bata o creme de leite na batedeira, em velocidade alta, por 3 minutos, ou até obter picos firmes (ponto de chantilly). Adicione o merengue e misture delicadamente. Deixe a musse gelar por, pelo menos, 2 horas antes de servir. Misture numa panela a polpa de acerola com o restante do açúcar. Leve ao fogo e deixe cozinhar até encorpar. Retire do fogo, leve para gelar e sirva com a musse de jabuticaba.

11 - Mousse de Goiaba e Iogurte


Ingredientes:
1 colher (chá) de gelatina em pó incolor e sem sabor
200 g de goiabada picada
1 pote (200 g) de iogurte natural
1 caixinha (200 g) de creme base vegetal (ou de soja)
3 claras
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
200 g de queijo-de-minas fresco

Modo de Preparo:

Numa tigela refratária, hidrate a gelatina em 2 colheres (sopa) de água. Em seguida, dissolva-a em banho-maria. Reserve. Coloque numa panela a goiabada, o iogurte e o creme base vegetal. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até obter um creme levemente encorpado. Misture em outra panela as claras e o açúcar. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até amornar. Retire do fogo e bata na batedeira até obter um merengue firme. No final, incorpore a gelatina dissolvida. Despeje sobre o creme de goiabada e mexa com delicadeza. Distribua em taças ou em aros vazados e leve para gelar por 3 horas. Sirva com queijo-de-minas.

12 - Mousse de Maracujá


INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de maguary maracujá
1 lata de creme de leite
1 maracujá para enfeitar o prato


MODO DE PREPARO:

Coloque o leite condensado o creme de leite e a mesma medida de concentrado de maracuja maguary no liquidificador bata por alguns minutos e pronto. para dar um toque especial coloque wafles na tijela antes de colocar o musse, fica maravilhoso, e por cima coloque as sementes do maracujá para enfeitar o prato.

13 - Mousse de Morango


2 Latas de Leite Condensado
2 Latas de Creme de Leite
2 Gelatinas Sem Sabor (cor vermelha)
2 Caixinhas de Morango
2 Colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:

Despeje a gelatina sem sabor juntamente com 2 colheres (sopa) de água. Mexa no fogão por alguns minutos, até dissolver bem. Após isso, coloque os outros ingredientes no liquidificador e mais a gelatina que está já dissolvida, bata até ficarem bem consistentes os ingredientes. Coloque tudo numa forma (igual a de pudim tradicional) e leve à geladeira por 12 horas. Após esse período, retire da forma e faça a cobertura com calda de cereja sobre o mousse.

Dica: quando não estamos em época de morangos o preço deste é um absurdo. Você pode substituir as 2 caixinhas de morango por um pacotinho de suco de morango (prefiro as marcas Tang e Clight) e colocar gelatina incolor. Também fica delicioso!!!

14 - Mousse de Limão

INGREDIENTES:
1 lata de leite condensando
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de suco de limão , esse suco é puro mesmo, sem água, é só espremer o limão.

MODO DE PREPARO:

Coloque no liquidificador o creme de leite (com soro mesmo) e o leite condensado. Bata um pouco. Depois vá acrescentando o suco do limão aos poucos. Ele vai ficar bem consistente.
Leve pra geladeira. Fica delicioso!

15 - Mousse de Bis


Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 caixa de bis
1 envelope de gelatina sem sabor

Modo de Preparo

Hidrate a gelatina como indicado na embalagem. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Leve para gelar.

Nenhum comentário: