Guia definitivo para lidar com as enrascadas do mundo de quem tem filhos

Felizmente filho não vem com manual - é a novidade que aguça nossos sentidos e nos faz dar o melhor de nós para educá-los e entendê-los, cada um a sua maneira. Mas tem algumas situações em que as dicas são bem vindas - dá pra gente ver as coisas por um ângulo diferente do nosso, e quem sabe não acertar ou mesmo incrementar com uma pitada da nossa maneira de ser. Achei interessante essa matéria e decidi compartilhar aqui, afinal, não sou a única mãe de primeira viagem...


Saiba como ter jogo de cintura nas situações mais inusitadas, como quando seu filho lasca uma mordida no amigo ou a sogra teima em ensinar você a cuidar do garoto


O que fazer quando a mãe do amigo do seu filho 'esquece' a criança na sua casa
• Ligar e, educadamente, dizer que tem um compromisso (você tem um, mesmo que seja deitar no sofá para ver o seriado favorito) e que gostaria de saber a que horas os pais irão pegar a criança. • Encarar o trânsito em uma empreitada 'delivery' • Incorporar a criança à programação da casa. Se é hora do banho, ele vai para a banheira também, se é para dormir, para cama. • Finja de desentendida. Ligue para a mãe e diga: 'Oi, tudo bem? Você me ligou? É que o telefone estava fora do gancho e fiquei preocupada que você estivesse tentando falar aqui...'

Como agir quando seu filho regurgita na amiga que não tem filho
- Peça desculpas e use os lenços umedecidos para limpar a moça.
- Tire sarro da situação. Fale que a mancha branca combinou perfeitamente com o sapato dela.
- Se ela não tiver percebido o incidente, faça cara de paisagem e comente sobre o último filme a que assistiu.

5 animais de estimação que não dão trabalho
Crianças adoram animais. Em vez de desperdiçar saliva e argumentos tentando convencê-la a desistir da idéia de ter um bicho, procure alternativas menos bagunceiras, como abaixo:

TARTARUGA Se tiver um jardim em casa, opte pelo jabuti. Se não, a aquática vive muito bem, obrigado, dentro de um aquário no quarto da criança.
HAMSTER, PORQUINHOS DA ÍNDIA, RATOS São fofos, fáceis de manter e de repor (é triste, mas ninguém sabe quanto o animalzinho vai resistir).
PEIXE BETTA Compre um aquário pequeno, coloque água e ração e todo mundo fica feliz: o peixe, seu filho e você.
Se você conseguir vencer o seu asco pelo anfíbio gosmento, essa pode ser uma opção. Os pet shops maiores costumam vender rãs adultas que, por incrível que pareça, são fáceis de criar.

URSO DE PELÚCIA É o animal mais simples de cuidar. Dizem que os antialérgicos são ainda mais dóceis.

Como sair com seu marido - sem as crianças - pelo menos uma vez por semana
Simples. Você precisa decidir que quer fazer isso. Ficar com a avó, com a babá, com a vizinha, brincando na casa do amigo não é o problema. A questão é a prioridade que você dá para esse assunto na sua vida.

Como não enlouquecer com 10 crianças brincando na sua casa
As dicas aqui vão depender da idade da turma. Mas uma delas vale para todas as situações: programe tudo que puder e fique preparada para que saia tudo diferente. E sem dramas!

Acerte nas brincadeiras
Prepare vários 'cantos' de atividades e apresente separadamente. Assim, quando eles estiverem enjoando de uma brincadeira, já tem outra.
Canto do faz-de-conta Separe fantasias, além de maquiagens e fivelinhas para as meninas e espadas e chapéus para os meninos.
Canto da casinha: Bonecos, caminhas improvisadas, fraldas e mamadeiras ou mesmo carrinhos, tudo sob uma tenda de lençol no meio da sala ou no quintal.
Canto da pintura: Potes de tinta e dedinhos. Pincéis só para os maiores. Vale para quem tem quintal e um esguicho a postos.
Canto da dança Vale tudo que eles curtem: Palavra Cantada, Cocoricó, High School Musical, Hannah Montana…
Canto das brincadeiras-que-sempre-vão-fazer-sucesso Pular corda, corre-cotia, amarelinha, passa-anel, esconde-esconde, pega-pega…

Descomplique o lanche
Cestinhas prontas com:
• 1 pedaço de bolo simples (de chocolate não tem erro)
• 1 sanduíche de queijo
• 1 fruta fácil de comer (maçã, banana ou um cacho de uvas sem caroço)
• 1 caixinha de suco ou achocolatado

Cuidados básicos
• Anote o nome e celular de todas as mães
• Tenha sempre em casa spray anti-séptico e curativos
• Não se esqueça de combinar a hora de buscar as crianças

Como agir quando você vê a babá do seu vizinho fazendo alguma coisa errada
Se for algo que coloque a vida da criança em risco, interfira na hora. 'Caso contrário, espere para comentar com o vizinho mais tarde', diz Roberta Rizzo, proprietária da Kanguruh, franquia especializada em babás. Prepare-se para qualquer tipo de reação dos pais, pois eles podem entender sua boa vontade como intromissão.

Como ser uma mãe ou pai bacana na reunião da escola
'Cumprimente os outros pais, sorria e esqueça comportamentos agressivos', diz Ligia Marquês, consultora de etiqueta e marketing pessoal. • Siga os princípios básicos da educação: espere sua vez para falar, não faça caretas nem julgue as atitudes alheias (pelo menos não em voz alta) • Guarde assuntos específicos, como um problema do seu filho, para uma conversa particular com o professor dele - para não expor a criança e porque os outros 20 pais agradecem. • Evite fomentar discussões que nunca chegam a um acordo e nada de perguntas filosóficas quando a reunião já passou da hora de acabar.

3 refeições que você prepara em 15 minutos
Para ter opções variadas, procure cozinhar os alimentos e congelá-los. Vale tudo: feijão, carne moída, vegetais pré-cozidos... Dessa forma, você terá uma refeição completa ao alcance do freezer. Para os dias de geladeira vazia, Solange Juertzenstein, nutricionista e professora do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, propõe 3 menus infalíveis:

1. Macarrão na manteiga com brócolis cozido
2. Omelete com pedaços de peito de peru e tomate
3. Arroz, nuggets assados e cenoura (baby carrot) cozida

Como fazer uma maquiagem para festa em 10 minutos
Acha impossível? Siga o passo a passo de Hélcio Maizena Aragão, maquiador da agência First, em São Paulo.

Lave o rosto com água e sabão, seque-o e aplique uma fina camada de base (no tom da sua pele). Em seguida, passe corretivo em manchas e olheiras. Finalize com um pouco de pó no rosto inteiro.
Faça os olhos com sombra grafite, mas sem exagerar na cor: com um pincel, passe o produto no côncavo da pálpebra e esfumaçe. Não economize rímel nos cílios superiores e inferiores. Se os fios grudarem, utilize uma escova de dentes velha (e seca!) para penteá-los. Aplique blush terracota nas maçãs do rosto, passe um gloss ou batom e... voilà!


Como fazer seu bebê sorrir

• Converse com o rosto bem perto do dele, fazendo caretas e sons com
os lábios
• Levante o corpo dele, como se o fizesse voar
• Dê beijos barulhentos na barriga e faça cócegas
• Sorria

Como brincar com seu filho 'desmaiada' no sofá da sala
• Faça bolinhas de sabão com ele em seu colo.
• Explore brincadeiras em que você só usa as mãos, como 'adoletá'.
• Diga que ele é o massagista e você, a cliente.
• Leia um livro para ele.
• Aposte em brinquedos que façam barulho. Isso vai mantê-lo entretido.
• Brinque de 'Cadê, achou', escondendo o rosto e, segundos depois, deixe seu bebê ver você.
• Use espelhos. Ele vai ficar hipnotizado pela imagem refletida ali.

5 coisas para dizer quando seu filho morde outra criança
1. 'Desculpe, ele não sabe o que faz.'
2. 'Estamos tentando fazer ele parar de bater nos outros. Bom, de alguma forma está funcionando.'
3. 'Não se preocupe, ele foi vacinado.'
4. 'Desculpe, os dentes dele estão nascendo, sabe como é...'
5. 'Filho, já não avisei que você engole um monte de bichinhos quando morde o amigo? Eca!'

Como evitar dramas durante a consulta ao dentista
Leve a criança ao consultório desde pequena. 'O ideal é que a primeira consulta seja após o nascimento do primeiro dente', diz a odontopediatra Lucia Coutinho. Assim, seu filho vai se acostumar com o ambiente e, como o tratamento será só preventivo, não sentirá dor. Antes de seu filho sentar na cadeira, peça para o profissional entretê-lo mostrando todo o instrumental. Se não adiantar, apele para a promessa de sorvete após a consulta. Essa não costuma falhar.

A verdade por trás das falas dos pais
Às vezes, os pais falam uma coisa querendo dizer outra. Traduzimos as frases mais usadas para você ler as entrelinhas.

O que eles dizem
O que eles querem dizer
'Vamos combinar algo para as crianças no sábado?'

'Você pode tomar conta do meu filho no sábado? Preciso muito de um tempo livre. Por favor, eu imploro.'

'Nós estamos tão cansados no fim do dia.''Faz meses que não sabemos o que é sexo.'
'Não sei quando teremos outro filho.''Nem sei se queremos outra criança. Na verdade, não entendo essas pessoas que têm mais de um bebê.'
'Ele tem muita energia!''Tenho pena de você porque seu filho não pára um minuto. Aposto que ele a enlouquece.'
'Nossa, você pode colocar o time inteiro de futebol dentro do seu carro!''Já que seu carro é grande, bem que você poderia levar meus filhos nas aulas de futebol.'
'Essa idade é uma delícia.''Eu me lembro quando meus filhos não largavam de mim. Depois que eles crescem, isso muda tanto...'

O que conversar com aquela mãe que você acaba de conhecer na festinha de aniversário, enquanto tenta convencer seu filho a sair da piscina de bolinhas e ir para casa?
• Pergunte, com um sorriso, por que será que a piscina de bolinha fascina tanto as crianças.
• Comente sobre quanto deve custar para ter uma dessas em casa. Será que não vale a pena?
• Pule na piscina atrás do seu filho!


Como contar ao seu chefe que você está grávida?
O melhor a fazer é conversar com seu chefe sem rodeios. Marque uma reunião e o prepare, dizendo que tem algo importante para comunicar (surpresa, só para o marido!). É importante frisar que a gravidez não vai prejudicar seu trabalho, que você está envolvida de cabeça nos projetos e pretende tocá-los até o dia do parto.


Como seu filho (e você) devem se comportar no playground
SAIBAM DIVIDIR Seu filho tem de esperar a vez dele para usar o balanço ou pedir o brinquedo emprestado antes de pegá-lo. Se quiser sentar em um banco que já está ocupado, peça licença antes e pergunte se a pessoa está esperando alguém.
NÃO DEIXE A EMOÇÃO TOMAR CONTA, caso vir outra criança jogando areia nos olhos do seu filho ou empurrando-o no escorregador. Chame a atenção do pestinha sem perder a calma nem alterar a voz. Se não funcionar, entretenha seu filho longe do agressor.
PUXE CONVERSA com outras mães e incentive seu filho a fazer o mesmo com as crianças. Nesse caso, perguntas como 'vocês vêm sempre aqui?' estão liberadas.
O PLAYGROUND ESTÁ CHEIO DE PAIS E BABÁS, mas nem por isso você deve deixar seu filho sob supervisão deles. Fique de olho, ainda que a distância, e seja o primeiro a socorrê-lo caso fique tonto depois do gira-gira.
HOMENS CUIDANDO DE CRIANÇAS SÃO IRRESISTÍVEIS. Se levar seu marido ao parquinho, procure marcar território ao lado dele.

5 dicas para melhorar as (muitas) fotos que tira do seu filho
Todos os meses, na seção Suas Fotos, nossos fotógrafos preferidos dão toques para você caprichar nos cliques do seu filho. Selecionamos as 5 melhores:

1. Fotografe sempre com a câmera na altura da criança.
2. As fotos mais bacanas são as espontâneas, portanto carregue a máquina para onde vocês forem.
3. Não se preocupe com a técnica. O melhor é registrar o flagra, não o enquadramento.
4.
A luz da manhã ou do final da tarde são as melhores.
5. Se possível, evite flashes e barulhos que possam chamar a atenção da criança. A foto fica melhor quando seu filho não sabe que está sendo clicado.

Como escolher um bom pediatra?
Peça indicação ao obstetra e amigos e vá conhecê-lo ainda durante a gravidez. 'Veja se ele tem título de especialista e se as idéias casam com as suas', diz Isabel Madeira, da Sociedade Brasileira de Pediatria. O profissional precisa ser atencioso e atender suas ligações mesmo que às 3 horas da manhã. Aliás, telefonemas nesse horário só em caso de urgência, o.k.?

Como dizer de forma educada que não quer receber visitas em casa no pós-parto
• 'A casa está uma bagunça, mas vou combinar um café e chamar todo mundo nas próximas semanas.'
• Peça para seu marido atender ao telefone e dizer que o bebê está chorando a noite toda e vocês passam o dia dormindo.
• Chame a pessoa mais educada da família para fazer isso por você.
• Se não tiver jeito, sabe aquela dica de se maquiar em 10 minutos? Pois é... hora de usá-la!

Como voltar a usar a velha e boa calça jeans depois da gravidez
'Não existe receita mágica. O segredo é o de sempre: procure não engordar mais de 12 quilos durante a gravidez, faça exercícios físicos para fortalecer os músculos, amamente e não exagere nas garfadas', diz Lucila Pires Evangelista, obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein. O que não vale é comprar de cara um número maior. A calça antiga é um baita estímulo!

5 lanches que competem de igual para igual com a cantina da escola
1. Sanduíche de pão de fôrma sem casca, cortado de forma inusitada (como triângulo), recheado com requeijão, queijo e peito de peru, suco de caixinha.
2. Sucrilhos com iogurte, para a criança misturar na hora do recreio, suco de caixinha.
3. Queijo processado, batata sorriso assada, suco de caixinha.
4. Iogurte com morango, chá gelado, nuggets assados.
5. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate, biscoito salgado e achocolatado.

Mesmo com toda a boa vontade, não é fácil competir. E, convenhamos, liberar a cantina uma vez por semana não tem problema…

Como evitar palpites indesejados durante a gravidez?
• Não dê espaço para esse tipo de comentário desde os primeiros meses. Assim que sentir que a conversa vai para o terreno dos palpiteiros, mude de assunto. • Fique na sua. Nada de comentar com todo mundo que você fez um ultra-som, que o bebê está mexendo etc. • Agradeça o conselho e diga que está seguindo à risca todas as orientações do obstetra. Um bom entendedor vai captar a mensagem. • Se for impossível evitá-los, faça ouvidos de mercador: escute, concorde e não pratique. • Finja que não é com você. As grávidas têm desculpa para serem 'avoadas'.

3 maneiras para separar uma briga de crianças
• Pegue uma das crianças e leve para outro ambiente. Se forem muito pequenas, vale distraí-las com outra brincadeira, chamando para jogar bola ou mostrando um livro.
• Dependendo da briga, não se meta. Deixe as crianças se entenderem sozinhas.
• Interfira com o clássico 'deixa disso, vocês são amigos'.

Como fazer a avó seguir as regras da sua casa?
Como ela não vai ouvir, o melhor é ir direto na criança. 'Diga claramente que, na casa da vovó pode o que ela deixar, mas, na casa da mamãe, quem dita as regras é você', diz a psicóloga Denise Peres.

Como lidar com sua sogra e deixar claro que você é a mãe do bebê e que vai fazer as coisas da sua maneira?
• Respeite a experiência e boa vontade dela (se for o caso). Agradeça e sorria. • Se achar que a sogra não tem razão, diga que prefere fazer de outro jeito e fim de papo.
• Peça para o pai da criança conversar com ela. Sua sogra nunca vai achar que você foi educada o bastante.

Como escolher uma tatuagem bacana para representar sua família
Antes de definir o desenho, certifique-se de que quer mesmo fazer uma tatuagem. Não vamos mentir: dói. Mas, acalme-se, você já passou pela dor do parto e vai resistir.

• Opte por um bom tatuador e converse sobre a ilustração que tem em mente. Dessa forma, ele pode pensar na idéia e ajudar a melhorá-la. oÉ sempre bom escolher uma parte do corpo que não aparece muito, como as costas, costelas, pés etc.
• 'As opções de desenho são variadas: você pode tatuar uma fotografia, as iniciais, os nomes, bonecos que representem as crianças, símbolos da família ou o que sua imaginação mandar', diz Eduardo Paes, tatuador do estúdio Led's Tattoo, em São Paulo.

O que fazer com aquele móbile que você ganhou da cunhada e não tem nada a ver com a decoração do quarto do bebê?
• Seja sincera e pergunte se ela ficaria chateada caso você o trocasse.
• Agradeça e esconda no armário em um local de fácil acesso. Sempre que ela aparecer na sua casa, pendure-o no berço.
• Leve para o berço que fica na casa da sua mãe, da sogra ou do berçário.

O que falar quando seu filho não quer dar um beijo em alguém?
• 'Não sei o que está acontecendo. Ele anda com essa mania...' • 'Ele não está com vontade agora. Peça de novo depois.' • 'É vergonha.' • 'Ele não gosta de você. Trabalhe isso na terapia...'

Como fazer um amiguinho do seu filho andar com cinto de segurança sem ser muito chata?
• 'Transforme o cinto de segurança em algo lúdico. Faça jogos, dizendo que quem colocá-lo primeiro e ficar mais tempo 'preso' ganha', diz Thais Gava, coordenadora do Programa Criança Segura na Escola.
• Finja que seu carro é uma nave espacial e o cinto é o combustível para ligá-la.
• Pegue um boneco do seu filho e coloque-o no banco, também com o cinto de segurança.

Como agir quando seu filho escuta você falando um palavrão
Peça desculpas e diga que escapuliu, mas não vai acontecer de novo. Se ele não perceber, passe batido.

Como amamentar em público sem ficar com vergonha
Amamentar fora de casa não deve ser motivo de constrangimento, mas cuidar de pequenos detalhes ajuda a manter a sua privacidade e repelir olhares alheios. Procure um canto calmo, use sutiãs próprios (aqueles com abertura parcial na frente) e vista camisas de botão ou com decote cavado - afinal você tem de descer a blusa, não subi-la, deixando a barriga à mostra. Vale jogar uma fraldinha para cobrir o seio e o rosto da criança.

Como agir quando o amigo do seu filho acorda de madrugada e quer ir embora para casa
Tente convencê-lo a ficar. Vale ler livros, deitar ao lado dele na cama, emprestar um ursinho de pelúcia, fazer um leite quente, chá de camomila... Não deu certo? Admita que seus superpoderes de mãe ficam desativados à noite e ligue para os pais do menino.

Como fazer com que ele aceite cortar o cabelo
'Não diga que vai cortar, pois ele associa a algo negativo. Fale que o cabeleireiro fará um penteado novo. Se ele chorar na cadeira, é bom ter um brinquedo perto para distraí-lo', diz Cristiane Bersan, gerente de marketing do salão infantil splash boom, em São Paulo. Você também pode dizer que ele está parecendo o Alex, o leão do filme Madagascar. Por menos vaidoso que seja, não vai gostar da comparação.

O que fazer quando a criança diz que uma pessoa é feia na frente da própria
• Se o ofendido ouvir, peça desculpas e só. Repreender a criança na hora pode deixar você ainda mais envergonhada. Vai que ela resolve defender seu ponto de vista e dizer que o sujeito é feio mesmo... • Finja que não ouviu e tire a criança de perto da pessoa. Você não pode castigar seu filho por ser sincero. • Sorria e diga que ele aprende essas coisas na escola.

Como explicar para seu filho que mãe e pai nem sempre concordam?
Relembre alguma situação em que seu filho discordou de um amigo e diga que as pessoas têm pensamentos diferentes, mesmo quando se gostam muito. Fale que ninguém precisa apreciar as mesmas coisas, porém deve respeitar a opinião do outro.

Como não sentir saudade de tudo isso?
IMPOSSÍVEL. Aproveite as emoções - ótimas e péssimas - de cada situação. Anote as histórias, as falas, os foras. Fotografe, filme, registre como puder. E, sempre que estiver em uma saia justa, ria de você mesma. Ter filhos também propicia isso.

Fonte: Revista Crescer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades