Linda aos 20 Anos

Jogue squash

Pode até soar contraditório, mas nada como praticar uma atividade exaustiva para se sentir disposta. O squash foi eleito o esporte mais saudável em uma pesquisa realizada pela revista americana FORBES. Para chegar a essa conclusão, foram analisados seis itens: força, resistência cardiorrespiratória e muscular, flexibilidade, risco de contusão e calorias eliminadas. "Quando praticado regularmente, relaxa e garante resistência em dobro para realizar as atividades diárias", atesta o médico do esporte Luís Fernando Leite de Barros, de São Paulo. Mais motivação: 20 minutos de jogo eliminam 285 calorias.

Durma bem

Nem toda noite pode ser de balada. Boas horas de sono são fundamentais para recuperar o corpo, armazenar as informações na memória, garantir criatividade e bom humor, liberar o hormônio do crescimento, responsável pela renovação celular. "A quantidade de sono ideal varia de pessoa para pessoa e deve ser suficiente para você acordar bem-disposta e não ficar sonolenta durante o dia", diz o neurologista Luciano Ribeiro Pinto Júnior, presidente da Associação Brasileira de Sono, em São Paulo. Em noites de insônia, faça uma auto-massagem nos pés.

Planeje sua carreira

Aos 20 anos tudo é para ontem", diz a psicóloga Neli Barboza, gerente de carreira da Manager, em São Paulo. "Não atropele etapas, não gaste muita energia em cursos ou estágios que nada têm a ver com sua área de interesse." Para evitar frustrações, tempo e dinheiro perdidos, planeje a carreira para daqui a cinco anos. Reflita sobre como e onde você quer estar. Foque no que deseja tornar realidade.

Use perfumes vibrantes

Impossível não melhorar o astral depois de aplicar uma fragrância efervescente na pele. "As mais potentes são as que misturam notas cítricas e audaciosas, como caramelo, chocolate ou caipirinha", diz a expert Julia Fernandez, da International Flavors and Fragrances (IFF), em Nova York. Borrife o perfume nas áreas quentes do corpo, como colo, pulso e atrás da orelha. "Esses aromas trazem recordações revigorantes, como uma brisa do mar ou um alimento que aguça o paladar." BOAS OPÇÕES Relaxing Fragrance, Shiseido; Citrus Verbena, L'Occitane; Wish of Happiness, Avon.

Tenha paciência

A geração www, que cresceu com a internet, costuma viver na mesma velocidade da web. "O lado bom é que a pessoa não fica passiva diante da vida, mas espera que todos estejam na mesma sintonia e isso pode desgastá-la sem necessidade", diz a psicóloga Heloísa Yoshida, do Rio de Janeiro. Para equilibrar a balança, exercite a paciência. Reserve alguns minutos do dia para atividades que exigem atenção redobrada. Coloque em ordem o álbum de fotos da viagem passada, faça ponto-cruz ou jogue xadrez.

Coma castanha-do-pará

Não há desgaste físico e mental que resista a essa fruta oleaginosa. Pudera. Além de fornecer proteínas e gorduras poliinsaturadas, que fazem bem ao coração, ela é rica em zinco, que aumenta a disposição; fósforo, fundamental para a produção de energia pelas células; e selênio, que melhora o astral. "Quem trabalha, estuda e encontra tempo para malhar pode consumir até quatro unidades por dia. Agora, se o desgaste não for tão grande, duas são suficientes, pois o valor calórico de cada castanha é alto: são 53 calorias por unidade", diz o médico ortomolecular Márcio Tannure, do Rio de Janeiro.

Beba energia

Acúmulo de tarefas no trabalho e provas na faculdade à noite? Experimente o hidrotônico, uma nova categoria de bebidas criada pela Coca-Cola. "Parente próximo do isotônico, com menor quantidade de sais minerais, mas com a mesma dose de carboidratos, 12 gramas por copo de 200 mililitros, o hidrotônico dá energia extra", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Enquanto o isotônico deve ser ingerido durante os exercícios físicos para manter o pique, seu parente dá ânimo durante o trabalho ou os estudos.

Respire fundo

Canalize a energia e aumente a concentração com exercícios de respiração que seguem a linha bioenergética, criada pelo médico americano Alexander Lowen nos anos 40. "Eles ajudam a integrar mente, corpo e espírito", explica a psicoterapeuta corporal Liane Zink, de São Paulo. Ela ensina um fácil e eficaz: em pé, pernas um pouco afastadas, joelhos semiflexionados, braços estendidos ao longo do corpo, cabeça e coluna reta, respire profundamente ao mesmo tempo que "enterra" os pés no chão. Repita quantas vezes quiser.

Fonte: Revista Claúdia

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