Na Cidade Sem Meu Carro


Brasil participa dia 22 de setembro da
Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro”


A Jornada 2008 “Na Cidade Sem Meu Carro”, prevista para o próximo 22 de setembro, mobiliza mais uma vez dezenas de municípios brasileiros. A expectativa é de que perto de duas mil cidades em todo o mundo estarão neste dia debatendo a mobilidade urbana. No Brasil, a Jornada encerra a Semana Brasileira da Mobilidade, de 16 a 22, quando cada município desenvolverá atividades voltadas para o tema, que surge da preocupação relacionada com o transporte individual motorizado e suas conseqüências sobre o meio ambiente e a qualidade das nossas cidades.


Os dois eventos representam um momento anual de reflexão sobre aquela realidade devastadora de nossas cidades e as possibilidades de sua alteração. Junto com a Semana Nacional do Trânsito, estabelecida pelo Código Nacional de Trânsito e focando exclusivamente as questões da circulação, de 18 a 25 de setembro, constituirão uma quinzena de atividades que precedem à semana das eleições, reforçando a contextualização dos municípios brasileiros no movimento mundial. A proposta de um dia sem automóveis surgiu na França, em 1997, e, no ano passado já se fez presente em 35 países.
Desde 2001, o movimento no Brasil é coordenado pelo Instituto de Mobilidade Sustentável, RUAVIVA, sediado em Belo Horizonte. A entidade desenvolve contatos com secretários municipais de transporte, prefeitos, diretores de educação para o trânsito e entidades afins em todo o país, convocando a se engajarem no debate pela busca de um transporte público acessível e de qualidade, o questionamento do transporte individual motorizado, automóvel ou moto, nos deslocamentos pendulares, as viagens que realizamos diariamente indo e vindo de casa para o trabalho, de casa para a escola. (...)

As inscrições dos municípios são feitas mediante o envio de carta de adesão para a ONG RUAVIVA. Pelo fone/fax: (31) 3224-0906. E-mail: ruaviva@ruaviva.org.br ou pelo endereço Rua Bueno Brandão, 307 - Belo Horizonte (MG) CEP: 31.010-060. 111. Informações adicionais e entrevista podem ser obtidas mediante o fone/fax acima ou pelo e-mail da Assessoria de Comunicação Social do RUAVIVA: luizdavila@ruaviva.org.br

Para maiores informações visite: http://www.ruaviva.org.br/nacidadesemmeucarro/site4.htm

Comentários

valdecirpoesias disse…
Olá, Viviane, é a primeira vez que visito seu blog. Gostei bastante pois ele é muito atrativo, seus temas são sugestivos e enriquecedores como "Na Cidade Sem Meu Carro". São atitudes como tais, que realmente colaboram para o processo de conscientização para preservação do Meio Ambiente.O cidadão brasileiro, infelizmente, ainda não tem consciência sobre o papel que exerce na sociedade quando se diz respeito a preservação e conservação ecológica. Quem sabe, no futuro, não tenhamos que pagar tão caro por atitudes que tanto depreciam o Meio Ambiente. Sabemos que é tão fácil, simples de se fazer, somente uma atitude e pronto.RESPONSABILIDADE! Parabéns pelo post.

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades