Como melhorar a merenda do seu filho?

Foto: Vida saudável para os pequenos

 

1- Fale diariamente com seu filho sobre a merenda.
O prato estava muito cheio? Ele comeu tudo? A comida estava muito salgada? Ele sentiu fome mesmo depois de comer? Essa é uma das maneiras, segundo Maria de Fátima Menezes, diretora da organização não-governamental Ação Fome Zero, de descobrir se o que é servido tem qualidade e está sendo bem preparado. 


2-  Visite a escola no horário da merenda.
E aproveite para conhecer a cozinha também. É um direito de todos. Observe se as crianças deixam muita comida no prato. "Isso pode ser sinal de que algo está errado no preparo ou de que há exagero na hora de servir", diz Maria de Fátima. Verifique também se há sobra nas panelas. "Nesse caso, o problema é a falta de planejamento, o que provoca desperdício".


3- Converse com a direção da escola sobre os eventuais pontos negativos encontrados.
Pergunte se está ocorrendo algum problema, como falta de merendeira ou escassez de suprimentos. "Os pais também podem conversar com a nutricionista responsável. Basta perguntar na escola onde encontrá-la", diz Maria de Fátima. Do ponto de vista da saúde de todos, por exemplo, vale sugerir que o açúcar usado no suco seja diminuído aos poucos, sem que as crianças percebam.


4- Participe do Conselho de Alimentação Escolar.
Todo município tem um. Ou programe-se para assistir a uma reunião do Conselho e ficar por dentro do que se passa com a merenda. É esse o órgão responsável por fiscalizar se a verba enviada pelo governo federal está sendo bem aproveitada e se a qualidade da comida comprada está dentro do previsto, entre outras atribuições.


5- Verifique se a refeição é equilibrada.
A merenda deve suprir, no mínimo, 15% das necessidades diárias do aluno. Porém, isso é pouco se levarmos em consideração que muitas crianças têm na merenda a principal refeição do dia. Na Região Nordeste, por exemplo, a refeição oferecida na escola é a principal do dia para metade dos estudantes.

Fonte: Educar para Crescer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Sobre mentiras e verdades