terça-feira, 14 de outubro de 2008

Educação Infantil

Nova pesquisa mostra que matricular as crianças na educação infantil facilita o aprendizado no resto da vida escolar. E aumenta em 27% a renda que elas terão no futuro

Já se foi o tempo em que matricular os filhos na creche era apenas uma saída para facilitar a vida das mães que trabalhavam fora e precisavam deixar os pequenos num lugar seguro para "desenhar" e "brincar". Um estudo divulgado em julho pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e pela Universidade de São Paulo mostra que entrar na escola antes dos 7 anos faz a criança se dar muito melhor nos estudos e também na vida adulta, em relação aos seus rendimentos.

De acordo com a pesquisa, quem entra mais cedo tem mais chances de concluir o primeiro ciclo (4a série), o segundo (8a), o ensino médio e a faculdade. Isso porque é no período anterior à primeira série que se desenvolvem as principais aptidões do ser humano.

Outra boa notícia revelada pelo estudo, feito por Andréa Zaitune Curi e Naércio Aquino Menezes Filho, é que as crianças que cumprem essa etapa escolar se tornam adultas com uma renda 27% maior do que as que começam a estudar no ensino fundamental.

Cada vez mais cedo

- Não hesite em matricular seu filho numa escola de Educação Infantil desde os primeiros anos de vida. Mesmo que você não trabalhe, não se sinta culpada. Nessa fase escolar, a criança vai desenvolver aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

- Fique de olho se a creche é regularizada, possui professores com formação adequada e está dentro das normas físicas de funcionamento exigidas pelo Ministério da Educação. A proximidade de casa é importante, mas não pode ser o único determinante na escolha.

- No Brasil, para atuar como professor de Educação Infantil é exigido, no mínimo, nível médio profissionalizante. Infelizmente, essas normas nem sempre são cumpridas. Não tenha medo de perguntar a formação dos professores e se eles continuam estudando.

- Faça um trabalho de conscientização na comunidade para que todas as crianças freqüentem a pré-escola. Por lei, toda criança com menos de 6 anos tem direito a esse tipo de ensino, de forma gratuita e com qualidade. 

Fonte: Educar para Crescer

Um comentário:

Doutor X disse...

Muito bom o seu blog! Ajude a divulgar o meu também, que é novo e aberto a sugestões! http://doutorx-polemicas.blogspot.com/