Escola: só o esforço dela não basta

Estudo confirma o quanto é importante o estímulo dos pais para o bom desempenho escolar da criança

Manuel Marques

Que uma boa escola é importante para a educação do seu filho você já sabe. Agora você tem idéia do quanto é fundamental as atividades que faz com ele em casa para o seu desenvolvimento? Um estudo realizado na Universidade de Londres com crianças de 3 a 10 anos de idade sugere que o nível de escolaridade dos pais, o ambiente em que a criança vive e uma boa pré-escola são essenciais para a criança chegar aos 10 anos com sucesso em matemática.

Para Liamara Montagner, coordenadora de educação infantil do Colégio Santo Américo, estar em uma boa escola é importante por conta do conteúdo e conceitos que a criança recebe para a sua faixa etária. Porém, o principal fator para o bom desempenho escolar dela são os pais. "Ela precisa saber que eles estão juntos em seu aprendizado e se importam com isso. A criança gosta de ver que está agradando e aprendendo para alguém", diz.

Quando você brinca com seu filho com um jogo da memória, por exemplo, é claro que está estimulando-o no seu raciocínio e na atenção. Só que, mais do que isso, esse é o momento que você está perto e faz com que perceba o quanto é fundamental aprender e o quanto ele é importante.

O emocional bem resolvido da criança faz com que ela tenha mais sucesso em seu desenvolvimento escolar, seja no raciocínio lógico (a matemática, por exemplo) ou na alfabetização. "De nada adianta os pais terem uma ótima escolaridade se não motivarem seus filhos", diz Liamara.

Fonte: Revista Crescer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Nada pela metade