No dia da eleição

Quais são os dias da eleição?

O primeiro turno ocorre no dia 5 de outubro, e o segundo turno, em 26 de outubro.

Qual é o horário de votação?

Entre 8h e 17h, nos dois turnos. Quem estiver na fila às 17h ganhará uma senha para votar.

Que cargos estão em jogo nas eleições de 2008?

Os eleitores escolherão candidatos para cargos municipais - prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Quais são os documentos que preciso para votar?

Título eleitoral e um documento oficial com foto que comprove sua identidade. Pode ser certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação, com foto. Não é permitida a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento.

Posso votar sem título de eleitor?

Sim. Mesmo sem a apresentação do título, o eleitor poderá votar, desde que portando documento oficial com foto que comprove sua identidade.

Não poderá votar o eleitor cujos dados não figurem no cadastro de eleitores da seção, constante da urna, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove sua identidade, devendo, nessa hipótese, a mesa receptora de votos reter o título de eleitor apresentado e orientar o eleitor a comparecer ao cartório eleitoral a fim de regularizar a sua situação. Poderá votar o eleitor cujo nome não figure no caderno de votação, desde que os seus dados constem no cadastro de eleitores da urna.

Posso usar uma "cola" para votar?

Sim. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve uma "cola" feita por ele mesmo ou utilize material distribuído pelos partidos e pelos candidatos para diminuir o tempo e facilitar a votação.

Posso votar usando bottons, camisetas ou bandeira de partido ou candidato?

Sim. A manifestação individual é permitida. O eleitor pode portar camisas, bonés, broches ou dísticos (letreiros ou símbolos) que indiquem preferência por partido político, coligação ou candidato. Também está permitido o uso de adesivos em veículos particulares. Contudo, a aglomeração de pessoas portando os itens citados próxima a locais de votação é vedada pela lei eleitoral, porque configura atividade de "boca-de-urna" e a pessoa está sujeita à prisão. Está proibido também o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata e a arregimentação de eleitor no dia da votação. A lei eleitoral também permite que qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração penal a informe ao juiz da zona eleitoral onde ela se verificou.

Posso distribuir "santinhos" na hora de votar?

Não, em hipótese alguma. Nenhuma propaganda eleitoral é permitida durante o dia da votação.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo?

Sim. Pode votar normalmente no segundo turno desde que justifique, dentro do prazo legal, a ausência no primeiro turno.

Fontes: TSE, TRE-RS e TRE-SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corte do cabelo da Priscila Fantin passo-a-passo

Ain't Got No / I Got Life

Nada pela metade