sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Receitas especiais para o Dia das Crianças

Selecionamos o almoço ideal que vai fazer a alegria da criançada, no dia que é só delas

Por Renata Rode

Que tal surpreender os pimpolhos com um almoço especial de dia das crianças? Uma massa como prato principal, um bolo de sobremesa e, para a tarde, bolachas especiais em pirulito. Hummmmmm. Eles vão amar!
Gravatinha do Gato
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
300 g de macarrão gravatinha
água
sal
2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
4 hambúrgueres de frango
150 g queijo mussarela ou tipo prato
1 e1/2 xícara das de chá de catchup
½ xícara das de chá de mostarda
4 azeitonas pretas
12 ceboletes (cebolinha verde)

Modo de preparo:
Em frigideira grande antiaderente, coloque os hamburgueres por 2 a 3 minutos até dourar, vire do outro lado e deixe mais 2 minutos. Enquanto isso, cozinhe o macarrão com 3 litros de água fervente – coloque sal. Deixe 7 a 9 minutos. Escorra e coloque a margarina. Divida em 4 porções. Coloque o hambúrguer e decore.

Decoração: Monte as carinhas em cada hambúrguer, corte o queijo em triângulo para formar as orelhas e nariz (colocado no centro). Desenhe a boca com catchup, os olhos de azeitonas, as sobrancelhas de mostarda, os bigodes de ceboletes (cebolinhas finas). Distribua pedacinhos de queijo no meio do macarrão.

Receita e foto gentilmente cedidas pela Abima - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias

Bolo Fácil de Baunilha
Rendimento: cerca de 12 porções

Ingredientes:
3 ovos
¾ de xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
confeitos coloridos, para decorar

Modo de preparo:
No liqüidificador, bata os ovos com o leite e o óleo, por 3 minutos. Reduza para a velocidade mínima e junte o açúcar, a farinha e, por último, o fermento. Coloque na fôrma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e asse no forno pré aquecido. Desenforme morno e cubra com o merengue. Decore a gosto com confeitos coloridos.

Ingredientes:
1 e ½ xícara (chá) de açúcar granulado
½ xícara (chá) de água
2 claras, em neve

Modo de preparo:
Ferva o açúcar granulado com a água até obter uma calda em ponto de fio forte. Despeje sobre as claras e bata até esfriar.

Dica: caso queira, adicione à massa crua, misturado ao fermento, 1 colher (chá) de raspas de limão ou laranja, chocolate granulado ou confeitos.

Receita e foto gentilmente cedidas pela União Docelar
www.ciauniao.com.br




Pirulito de Biscoito
Rendimento: 20 unidades

Ingredientes:
½ xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 gemas
¼ de xícara (chá) de leite
manteiga para untar
1 lata de doce de leite, para rechear
300 g de chocolate meio amargo picado
1 e ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de clara
2 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo:
Misture os 4 primeiros ingredientes, até obter uma farofa grossa. Faça uma cova no centro desta farofa e adicione os ingredientes restantes. Trabalhe a massa somente até ficar homogênea (esta massa gruda nas mãos). Embrulhe em plástico e leve à geladeira por 12 horas. Entre dois plásticos, abra a massa com cerca de 0,5cm de espessura. Corte com o cortador, coloque na fôrma ligeiramente untada com manteiga e asse no forno pré aquecido, até dourar. Retire da fôrma depois de frio. Una duas metades com o doce de leite, coloque o palito e banhe-os no chocolate. Coloque sobre papel manteiga e deixe secar. Decore-os com o glacê real.

Para a cobertura, derreta o chocolate meio amargo, picado, em banho-maria até que fique liso e brilhante. Deixe esfriar e utilize. Para o glacê real, bata o açúcar de confeiteiro com a clara e 1 colher do suco de limão, até ficar bem firme. Acrescente o suco restante, misture bem e utilize.

Dica: se ficar mole, acrescente mais açúcar, se ficar muito espesso, adicione um pouco mais de clara e bata bem. Mantenha a tigela em que está o glacê, tampada com um pano úmido, quando não estiver utilizando, pois ele seca muito rápido. Se quiser colorir o glacê use corante em gel e adicione ao glacê depois de pronto.

Receita e foto gentilmente cedidas pela União Docelar
www.ciauniao.com.br

Nenhum comentário: