terça-feira, 21 de outubro de 2008

Segredos dos spas

Os spas são lugares extremamente atraentes. Para começar, geralmente, têm uma decoração linda, aconchegante e muita área verde. Além disso, o ambiente é uma delícia, com funcionários sorridentes e simpáticos, pessoas com os mesmos objetivos e abertas a novas amizades e atividades gostosas ao longo do dia. Até mesmo as refeições são deliciosas e garantem pontos a mais na estadia. Se não bastasse tudo isso, quem passa alguns dias em um local desses, volta para casa com quilos a menos e absolutamente relaxada.

É claro que cada spa tem o seu segredinho guardado a sete chaves para que o hóspede possa colher os melhores frutos possíveis na sua estada. Mas o funcionamento deles segue mais ou menos o mesmo padrão. Normalmente, eles oferecem as condições necessárias para um programa de emagrecimento, ou seja, profissionais especializados em todas as áreas, como nutricionistas, professores de educação física, monitores, fisioterapeutas e outros, todos preparados para instruir e incentivar os hóspedes além de ajudá-los a atingir os objetivos. "O fato de no mesmo local ter várias pessoas que dividem o mesmo problema, seja o sobrepeso ou obesidade, estimula que todos sigam juntos a dieta proposta", aposta Maria Regina de Souza, proprietária do Spa Recanto (SP).

Enfim, os spas são lugares feitos com todo o cuidado possível para que as pessoas consigam dar o primeiro passo em direção ao emagrecimento saudável. "Com toda esta estrutura, o emagrecimento acaba sendo uma conseqüência natural. Mas é fundamental que o hóspede tenha desejo e força de vontade para mudar seus hábitos", alerta a nutricionista Karol Biasi da Silva, do Natural Spa (SP). Conheça mais a fundo alguns cobiçados spas e descubra a chave do sucesso de cada um deles.

O Segredo resultado em tempo curto
O perfil de quem procura um spa não varia muito: são pessoas acima do peso, muitas vezes ainda em processo de ganho de peso, que já tentaram de tudo, mas nenhuma dieta parece funcionar. Nesse caso, a palavra-chave é a reeducação alimentar e aí, o melhor a fazer é buscar uma ajuda especializada. "Normalmente, as pessoas que precisam emagrecer estão em um processo de engorda gradativa e não conseguem sair disso sem uma ajuda especializada, daí a importância de ir a um spa", esclarece Maria Regina de Souza, proprietária do Spa Recanto, em Cabreúva (SP).

A proposta do Spa Recanto é fazer com que esse processo de emagrecimento seja rápido e fácil e, para isso, aposta em uma eficaz reeducação alimentar, que leva a perda de 500g por dia, em média. É claro que há variações de pessoa para pessoa. Os profissionais frisam que esse processo é realizado de forma saudável e por meio de uma dieta balanceada. O resultado, especialmente para quem está muito acima do peso, é rápido e visível em poucos dias. "É importante frisar que apesar de o emagrecimento ser rápido, ele não compromete a saúde, porque todo processo é acompanhado pelo médico, pela nutricionista e por professores de educação física próprios do local", explica Maria Regina.

Ok, o emagrecimento é rápido, como todos querem. Mas como isso é feito? Aí está o toque especial. O segredo é oferecer uma alimentação balanceada de baixa caloria, mas com muito sabor, à base de verduras, legumes, carnes magras, frutas e doces diet. Para complementar, a rotina é totalmente preenchida com atividades físicas e de lazer, o que ajuda na perda de peso e faz com que o hóspede não tenha tempo de pensar em comida. Na programação de exercícios, estão hidroginástica, caminhadas, alongamento, aulas de pilates, de dança, hidroterapia, entre outras atividades.

Depois que terminam sua estada no Spa Recanto, os hóspedes levam para casa lições importantes, como colocar em prática no dia-a-dia os novos hábitos alimentares e a importância de incluir a atividade física regular. "O spa funciona muitas vezes, como uma maneira eficaz de interromper um processo em que a pessoa, sozinha, não consegue parar de comer compulsivamente. É um tempo em que a pessoa pára tudo para se dedicar à própria saúde e ao bem-estar, um momento em que se dedica a emagrecer dispondo de todos os meios para isso", destaca a profissional.

O Spa Recanto ainda dispõe de uma estrutura privilegiada com sauna, piscinas aquecida e natural, campo de golfe, quadra de squash, quadra de tênis, além do Espaço Zen onde são feitos os procedimentos estéticos.

O Segredo participação ativa da proprietária
A gente se sente especial quando é recepcionado e recebe a atenção do proprietário do local onde estamos, não é mesmo? Pode notar que, quando a pessoa responsável por um estabelecimento está ali, sempre presente, pronta para o que der e vier, à disposição para resolver possíveis problemas ou apenas jogar conversa fora, a gente sente muito mais segurança e confiança nos serviço oferecido. No caso de um spa, o hóspede sente tranqüilidade para se entregar aos serviços daquele local. No Spa Sete Voltas, localizado em Itatiba (SP), a proprietária, Mirian Abicair, é uma figura sempre presente na rotina dos hóspedes. Ela mora no local e cuida de tudo pessoalmente, o que, garante ela, faz com que os hóspedes sintam mais segurança e credibilidade nos serviços. É ela quem, pessoalmente, garante e confere a qualidade dos serviços e a satisfação dos spasianos. "Se houver algum problema ou insatisfação, as pessoas têm total liberdade de chegar em mim e conversar para, juntos, fazermos com que a estadia seja a melhor possível", comenta Myrian. Com a proprietária sempre acessível no Spa, os hóspedes se sentem mais a vontade e tranqüilos, é uma forma de passar confiança e credibilidade.

Mas esse não é o único segredo do emagrecimento. É claro que os hóspedes passam por uma reeducação alimentar e um programa intenso de atividades físicas. E voltam para casa com essa lição para vida toda.

Fazer com que o emagrecimento seja rápido e fácil é um dos segredos do sucesso dos spas. Afinal, quem não quer perder peso sem nem ao menos perceber que está de dieta?

O Segredo integrar a estrutura do spa à natureza
Para alcançar o objetivo de emagrecer, é preciso fazer a coisa certa, com reeducação física e alimentar, com as pessoas certas, ou seja, profissionais especializados, mas também estar no lugar certo, no ambiente adequado e desenvolvido para atingir essa meta. Isso tudo forma a combinação ideal de combate ao estresse, ansiedade e, conseqüentemente, proporciona o emagrecimento. "O segredo para o sucesso na perda de peso está no que há de mais elementar possível: a reeducação alimentar associada a atividade física. Mas um ambiente apropriado e o desejo de mudança de hábitos também são fundamentais", afirma a nutricionista Karol Biasi da Silva, do Natural Spa, de Bebedouro (SP).

A paz, peça importante desse ambiente propício ao emagrecimento, é decorrente de um paisagismo desenvolvido cuidadosamente para espantar a ansiedade, o estresse e o esgotamento físico, tão comuns hoje em dia. Para esse ambiente pacífico, agradável e relaxante, o spa está localizado na área rural, com 106 mil metros de área verde, piscinas rodeadas por coqueiros e piscina aquecida, onde além das aulas de hidroginástica há sessões de cromoterapia todas as noites.

Além da natureza abundante, o spa proporciona ao hóspede o hábito de se alimentar de maneira saudavelmente, praticar exercícios físicos e fazer massagem e atividades relaxantes e revigorantes. Todas as atividades têm acompanhamento integral de profissionais especializados e com a função de conduzir o hóspede à serenidade e ao equilíbrio. A cozinha é especial, as verduras e legumes são orgânicos e o chef é mestre na elaboração de pratos de baixa caloria e desintoxicantes. "Buscamos agir em harmonia com a natureza, e o hóspede se ama acima de tudo, pois se presenteia com todos os cuidados necessários para a busca do equilíbrio e retomada da autoestima, controlando a ansiedade, alimentando-se corretamente, praticando atividades físicas, e desfrutando do conforto deste pequeno pedaço do paraíso", finaliza a nutricionista.

Fonte: Plástica & Beleza

Nenhum comentário: